segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 às 06:20

A Duquesa: dinheiro, pompa e circunstância consegue comprar o mundo perfeito?

A DuquesaTenho percebido um detalhe interessante nos filmes que estão no páreo pelo Oscar desse ano: a maioria é baseada em fatos reais. A Duquesa (The Duchess, 2008) é mais um nessa lista, concorrendo em duas categorias: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, sendo favorito em ambos. Por outro lado, levando em consideração os fortes concorrentes, acredito que A Duquesa vença apenas a estatueta de decoração de interiores. Chega a ser covardia colocar um filme de época concorrer com os outros. Os caras usam e abusam de cenários exuberantes, roupas pomposas, cabelos colossais, danças pitorescas, jogos e conversas solenes. O efeito colateral é deixar o filme chato, mas vale a pena o sacrifício para observar o dia-a-dia daquela época.

Tirando a novela "Que Rei Sou Eu?", as histórias retratadas nesse período geralmente são cansativas, não me atraem. Mas aos poucos estou amadurecendo e aprendendo a perceber algumas boas contribuições que filmes assim podem oferecer. A principal delas é o modo interessante como as mulheres eram tratadas. O casamento é um contrato perfeito, sem espaços para sentimentalismos, empresa mesmo. A mulher faz o papel de uma máquina de fazer filhos homens. As "filhas" representam os "produtos com defeito", inclusive com direito a protestar junto a Central de Atendimento ao Consumidor (no caso, a mãe).

A DuquesaA Duquesa

Tudo isso está presente em A Duquesa. A história começa no dia em que Georgiana Spencer (Keira Knightley) é prometida em casamento. O marido? Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que ela havia visto rapidamente umas duas vezes. Eu pensei que a mulher iria fazer o um escândalo, mas muito pelo contrário, ela ficou feliz. Pobrezinha, chegou ao castelo toda deslumbrada, o olho brilhava diante de tanto luxo e ostentação. Mas bastou ficar sozinha com o Duque para perceber que a vida não seria fácil. O marido a trata feito uma boneca inflável, como uma plantinha que precisasse ser regada para dá frutos.

Mesmo nesse cenário grotesco, Georgiana se mantém firme, demonstrando inteligência e habilidade política no convívio com a corte inglesa. Entretanto, ela não conseguia dar um filho homem ao Duque. Suas tentativas resultaram em abortos e duas filhas. Sensacional observar em terceira pessoa a decepção do homem com suas mulheres. Aos poucos Georgiana vai se deixando consumir pela tristeza. Quando conhece a "solteirona" Lady Spencer (Charlotte Rampling), sua vida começa a mudar. Georgiana leva a amiga pra dentro de casa. Resultado: o Duque se apossa dela e monta um casamento a três.

A DuquesaA Duquesa

Tudo bem que o casamento era só nas aparências, mas o Duque não precisava abusar, correto? O fato abre liberdade para Georgiana propor ao Duque que autorize formalmente que ela também traga seu amante pra dentro de casa. Lógico que ele recusa. O relacionamento, que já era ruim, fica insuportável. Nesse momento A Duquesa ganha qualidade dramática. No momento mais forte, Georgiana é obrigada a abandonar a filha que teve com o amante. Muito emocionante a mãe entregando o bebê nas mãos de estranhos. No meio desse furacão, achei incrível a forma fria como o marido conduziu o caso, sempre pautado na racionalidade e com pouquíssimas palavras.

Mesmo racionando texto, o ator Ralph Fiennes foi muito feliz na interpretação do personagem. Sua excelente postura em cena foi premiada com uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante. Keira Knightley também não fica devendo como a mulher parideira. Acho que só faltou um pouco mais de lágrimas. Mesmos nos momentos em que ela era desafiada, a moça permanecia com as mesmas feições plastificadas. Mesmo assim A Duquesa tem como grande mérito nos questionar se dinheiro, pompa e circunstância consegue comprar o mundo perfeito. Nota 3/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Qual nota você dá para o filme?
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...