sexta-feira, 27 de junho de 2008 às 21:01

Jogos Mortais 4: as armadilhas pós-óbito estão ainda melhores

Jigsaw (Tobin Bell), o serial killer mais aterrorizante dos anos 2000, está morto. Mas quem disse que as armadilhas acabaram? O cara plantou um de seus infinitos gravadores no próprio estômago. Jogos Mortais 4 (Saw IV, 2007) começa na autópsia do maníaco, com seu crânio sendo serrado e o cérebro retirado. A cena é um belo anagrama daquilo que seria o filme. Através do depoimento de sua ex-esposa, somos levados à caminhada que “transformou” o metódico e apaixonado Jigsaw num cruel e sanguinário assassino.

Fiquei até um pouco comovido com a história do velhaco. Jogos Mortais 4 tenta nos convencer que as mortes promovidas por ele, não são gratuitas. O assassino teria um forte motivo: um drogado provocou um acidente que acabou ferindo sua esposa grávida e matando seu filho sete meses. A partir daí o filme desencadeia uma série de respostas aos mistérios por trás da mente atormentada de rei dos jogos. Revela, por exemplo, o motivo da máscara de porco que ele costumava usar, o significado do boneco ventríloquo, a origem do lema "zele por sua vida", etc.

Aos poucos somos mais uma vez seduzidos pela lábia do maníaco. Numa das seqüências mais perturbadoras, Jigsaw diz à sua vítima: "Veja, as coisas não são seqüenciais. O bem não leva ao bem, nem o mal ao mal. Pessoas roubam, não são pegas, vivem uma vida boa. Outros mentem, trapaçam e são eleitos. Algumas pessoas param pra ajudar um motorista encalhado e são atropelados por um caminhão. Não há justificativa pra isso. Como joga as cartas que lida... é tudo o que importa". A partir daí não tem mais volta, é contar os segundos e preparar o estômago para mais um banho de sangue.

      

Eu sei que aquilo é tudo borracha, mas meu espírito não. Cada nova armadilha é um frio na espinha. O assassino arma um verdadeiro circo de horrores em cada uma de suas "lições de carpe diem". Detesto mortes com uso de facas, numa das cenas a vítima é obrigada a esfacelar o próprio rosto para tentar escapar da morte. Outro a perfurar os olhos. Uma a matar o marido e por aí vai. Numa eleição bizarra eu poria a cena em que uma engenhoca puxa o cabelo de uma mulher até arrancar todo o couro cabeludo. Difícil de assistir. Parei e voltei por três vezes.

Precedido por Jogos Mortais (2004), Jogos Mortais 2 (2005) e Jogos Mortais 3 (2006), não tenho a mínima idéia de qual será o ponto de partida para Jogos Mortais 5, já que as fitas K7 estão acabando. Quem não tem nada com isso é a Twisted Pictures, que já marcou data para o lançamento do quinto capítulo da série: Halloween 2008. Pediremos licença ao diabo para, mais uma vez, tentar ver o que ele via, sentir o que ele sentia e julgar como ele julgava. Ô sujeitinho difícil de morrer...Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...