quinta-feira, 3 de julho de 2008 às 15:16

Uma visão superficial sobre roteador

Bem, queria fazer um post sobre algum lançamento tecnológico, porém nada me chamou a atenção esse mês. Logo tentarei escreve algo prático, falarei sobre roteadores wireless (assunto batido eu sei, mas continue lendo por favor).

Com o barateamento de notebooks e as conexões banda larga estarem em maior quantidade de residências, houve um aumento de vendas de roteadores wifi, pois muitas das pessoas que adquiriram notebooks nesses ultimos anos, já possuiam um computador de mesa de uso pessoal e queria que a conexão da internet fôsse dividia entre todos os aparelhos da casa.

Problema #1: uma pessoa chega numa loja de informática pede um roteador e leva para casa.

Problema #2: como no roteador vem um cd de auto instalação ele dispensa o auxílio de alguém que entenda um pouco de rede.

Bem, chegar numa loja e comprar um produto que promete conectar ao seu provedor banda larga e dividir a conexão não é problema, pois todas as marcas que prometem isso a cumprem, o problema é que cada aparelho roda um programa interno e dependendo desse programa certas funcionalidades podem ficar difíceis de ser implementadas ou impossíveis de serem feitas.

O primeiro problema que o programa interno (firmware) pode trazer é quanto ao redirecionamento de portas, todo tráfego entre seu computador e a internet é feita por portas, se uma porta não tiver acessível um programa que dependa dela não funciona ou usa a porta de navegação do navegador e tem um desempenho ruim.

Outro problema ainda nesse quesito do firmware é que muitos não possuem um controle de banda. Imagine a seguinte situação com apenas 2 computadores, um computador está navegando por páginas na web e o outro resolve fazer um download de um arquivo pequeno de 100mb, sem o controle de banda o computador que iniciou o download gerará um tráfego maior na rede o que fará a navegação web do primeiro ficar bem lenta.

Por isso independente da marca do roteador muitos técnicos hoje compram roteadores de marcas até desconhecida, porém que sejam suportado firmware de terceiros tipo wappro, aprouter ou dd-wrt.

Sobre o problema #2 esse só ocorre quando se usa o firmware de fábrica, pois ao instalar através do cd de instalação, muitas vezes a conexão wifi fica aberta, ou seja, acessivel e visivel a toda pessoa que tenha um computador ou notebook com placa de rede wifi.

Com isso qualquer pessoa poderá entrar na sua rede e isso decorre um problema sério que é a segurança pois qualquer adolescente hoje que vive na internet procurando técnicas de invasão saberá o que fazer para ter acesso aos seus arquivos, lógico que nem mesmo as proteções das rede wifi são imbatíveis, porém sempre é bom dificultar as coisas de quem quer invadir sua rede.

Por isso antes de adquirir um roteador converse com um amigo ou um técnico que conheça a parte de rede e explique o que será usado e suas necessidades, pois sempre existe soluções que se encaixa com o uso que as pessoas querem da internet.
Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Numa palestra que assisti um analista da ABIN falou que o segredo de tudo é a senha, pois mesmo numa supermáquina, usando técnicas de força bruta, levaria milhares de anos para descobrir a uma senha de 10 dígitos usando todos os caracteres possíveis.

Luis Almeida disse...

O problema recai que numa invasão a uma rede wifi não é utilizada força bruta somente uma forma de captura de pacotes feitas pelo aircrack e análise dos pacotes, pois com um pouco de paciência a senha será transmitida e assim capturada. Dificilmente uma invasão usará o método da força bruta.

p.s.: removi acima devido a um erro

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...