terça-feira, 18 de novembro de 2008 às 00:22

Arquivo X - Eu Quero Acreditar: requentando a velha paranóica fé sobrenatural

Arquivo X - Eu Quero AcreditarEu acredito em seres extraterrestres. Não é simplesmente uma questão de probabilidade decorrente da infinidade de galáxias. Nem tão pouco cultural, influenciada pelos inúmeros filmes de ficção-científica. Alguns poderiam achar que a questão se sustenta na veracidade de fotos e vídeos amadores, depoimentos de testemunhas, vestígios e arquivos ultra-secretos. Outros culparão o racionalismo da "era científica". Mas nenhuma delas oferece respostas. Eu quero acreditar por uma questão de fé, nada mais. Felizmente isso não faz de mim um cientologista. Já imaginou, lutar contra um ser supremo intergaláctico demoníaco que oprime os espíritos livres?! Haja sabre de luz.

Inteligência extraterrestre, eis o tema mais fascinante da história da humanidade. "Star Wars", "Star Trek", "Stargate", várias produções artísticas já nos provocaram com respostas prontas e fáceis. Talvez a de maior sucesso tenha sido "Arquivo X" (1993-2002), uma série de TV que fazia justamente o contrário. Ao invés de respostas, oferecia perguntas. Os dois atores principais faziam papéis de agentes do FBI, encarregados de investigar casos inconclusos envolvendo fenômenos não explicados. Alienígenas, religião, teorias da conspiração, paranormalidade, satanismo, fantasmas, tudo fazia parte de um grande universo de possibilidades.

Arquivo X - Eu Quero Acreditar Arquivo X - Eu Quero Acreditar

Mais de seis anos após o término do seriado televisivo, Arquivo X - Eu Quero Acreditar (The X-Files: I Want to Believe, 2008), segunda incursão cinematográfica, volta a nos oferecer a mesma atmosfera de mistério e suspense. A trama do filme desenvolve-se a partir da intimidade do casal Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). A crença é combustível para um duelo entre ciência e religião. Perdemos um pouco de dinâmica e velocidade, mas ganhamos em qualidade narrativa e destreza ao trabalhar com duas histórias simultâneas.

O filme começa mostrando o desaparecimento da agente do FBI Monica Bannan (Xantha Radley). Eu cheguei a pensar em abdução, um pouco de ufologia para matar a saudade, quem sabe, mas logo de cara percebi que não era esse o caminho. Para investigar o crime o FBI desloca a equipe da agente Dakota Whitney (Amanda Peet). A única pista que possui vem dos poderes psíquicos do padre Joe (Billy Connolly), um homem que abusou sexualmente de 37 coroinhas no passado. Sensacional a forma como o tema é abordado. Diante do padre pedófilo, Scully tem suas melhores participações.

Para interpretar as visões do padre, a agente Whitney apela para a experiência do ex-agente Mulder. Mesmo relutante, ele entra de cabeça na investigação. Scully, que também saiu do FBI, prefere focar sua atenção no hospital católico em que atua como médica. Ela terá de decidir se usa ou não células tronco no tratamento de um doente cerebral. Como se sabe, a Igreja Católica é contra esse tipo de intervenção, alegando que contraria a "vontade divina". Apesar de ficar de fora de boa parte da investigação, Scully é o personagem principal do filme.

Arquivo X - Eu Quero Acreditar Arquivo X - Eu Quero Acreditar

A história termina de maneira bem decepcionante. O final da investigação chega a uma descoberta bizarra. Psicologicamente a trama é tão criativa que fica difícil um leigo compreender a fundo as motivações e comportamento de cada personagem. Qual o verdadeiro envolvimento do padre pedófilo com a história dos desaparecimentos? Por que ele está ajudando o FBI? Por que alguém trocaria o crime de tráfico de órgãos por assassinato de uma agente federal? Qual a finalidade prática da experiência russa?

Mesmo sendo apenas um suspense mediano, Arquivo X - Eu Quero Acreditar é denso, forte e convidativo, nos provocando a debater questões importantes como: pedofilia, tráfico de órgãos e células tronco. O único momento de descontração é quando Mulder e Scully ficam diante de uma foto do presidente George Bush. Ao fundo surgem as seis notas da saudosa música-tema. Hilário! É nessa levada crítica que Arquivo X recoloca a paranóica fé sobrenatural no centro de questões humanas universais. Nota 3/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...