sábado, 4 de março de 2006 às 18:47

O Jardineiro Fiel: demos graças à incrível sensibilidade de Fernando Meirelles

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005) é o primeiro longa-metragem em inglês dirigido pelo gênio brasileiro Fernando Meirelles. Para quem não sabe, Meirelles é o pai do projeto que levou "Cidade de Deus" para os cinemas. O Jardineiro Fiel foi eleito o melhor filme inglês de 2005 pela Associação dos Críticos de Cinema de Londres, tendo conquistado ainda o prêmio de melhor ator e melhor atriz. No Oscar, o filme concorre em quatro categorias: Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz), Roteiro Adaptado (Jeffrey Caine), Montagem e Trilha Sonora Original.

A história é sobre a luta da ativista Tessa Quayle (Rachel Weisz) contra as práticas ilegais da indústria farmacêutica mundial. Documentos descobertos por Tessa comprovariam o uso de cobaias humanas nos testes com novos remédios no Quênia. A ativista é assassinada e seu marido Justin Quayle (Ralph Fiennes) resolve continuar com a investigação.

O filme começa morno, com os personagens tentando entender as ligações entre três grandes corporações que financiam as experiências farmacêuticas. A própria história de amor entre os protagonistas é fria e indiferente.

O Jardineiro Fiel      O Jardineiro Fiel

No entanto, nos últimos 60 minutos a história se torna um thriller emocionante e perturbador. Destaque para a chacina na tribo africana e o comovente final em que o marido Justin, enfim, entende os motivos da dedicação que sua esposa Tessa tinha junto à causa queniana.

Uma frase percorre todo o longa: "Não podemos salvar o mundo, então por que se preocupar com o problema dessas pessoas? Elas morrerão de qualquer jeito mesmo." Lembrei da célebre frase de Oscar Schindler: "Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro". Demos graças à incrível sensibilidade de Fernando Meirelles que nos mostra o universo miserável de parte do povo africano. O Jardineiro Fiel nos mostra a verdade dos fatos, apenas a verdade. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...