segunda-feira, 28 de julho de 2008 às 13:25

Desejo e Reparação: uma história de amor para corrigir os erros de Deus

Desejo e ReparaçãoEsqueça o resultado do Oscar, Desejo e Reparação (Atonement, 2007) é o melhor filme do ano passado. Tendo a tensão gerada por conta da 2ª Guerra Mundial como pano de fundo, a história narra uma paixão quebrada por uma mentira e vários desencontros. Baseado no livro do escritor Ian McEwan, Desejo e Reparação acontece como um poema musical de amor, inspirado na jornada épica dos jovens Cecilia Tallis (Keira Knightley) e Robbie Turner (James McAvoy).

O filme começa em 1935, dia de verão na Inglaterra. A menina de 13 anos Briony Talles (interpretada em momentos diferentes por Romola Garai, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. Apaixonada por Robbie Turner (James McAvoy), filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília, a pequena Briony o acusa de um crime que ele não cometeu. A acusação destrói o amor de sua irmã e altera de forma dramática várias vidas.

Mais tarde, já no papel de uma talentosa escritora, Briony Tallis tentou dá uma nova oportunidade ao amor. Ao tempo que vai contando a história, os fatos não sendo reescritos, mostrados como eles deveriam ter ocorridos. O jogo de sedução, a imaginação fértil da menina, o próprio ambiente, a cenografia, o figurino, tudo isso torna Desejo e Reparação um filme grande. Mas ao mesmo tempo é tudo muito teatral, focado nos diálogos, nas visões, pensamentos e devaneios dos personagens.

Desejo e Reparação      Desejo e Reparação

A narrativa, repleta de idas e vindas, cenas que vão e voltam, é o tempo todo recontada sobre novos prismas. É incrível como alguém consegue filmar uma história dessa envergadura. É por filmes como Desejo e Reparação que acho a carreira de cineasta incrível. Eu que nunca conseguiria fazer algo parecido. Não entra em minha cabeça como alguém consegue gravar, editar, sonorizar uma história tão complexa. Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
3 Comentários

3 [+] :

Anônimo disse...

Muito bom, Daniel! Vc conseguiu ser objetivo. :)

Bjs

Daniel Castelo-Branco disse...

Isso foi uma crítica ou um elogio? ;)

Anônimo disse...

Em verdade um elogio! :)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...