quarta-feira, 20 de agosto de 2008 às 07:53

José Medeiros: retratos do Brasil em preto e branco

Falar de José Araújo de Medeiros é tratar do grande fotógrafo dos anos 50. Sua obra se perpetua através do legado de uma escola de alta criatividade em preto e branco.

Zé Medeiros, nascido em 1921. No Piauí, imaginem! Aprendeu a arte com o pai, fotógrafo-amador. Ele contava: "Em minha casa a sala era uma enorme câmera escura, quando menino, ficava lá deitado, mil vezes, as janelas fechadas e, por um buraco entrava luz. As pessoas que passavam na rua eu as via, invertidas, projetadas numa parede e aquela “câmera escura” me encantou demais".

Seu fascínio pela fotografia se refletia em suas fotos que eram retratos de como ele via a vida, o imprevisível encontro entre o formalismo da imagem bem enquadrada e bem iluminada com a luz do cotidiano, na qual as sombras são elementos revividos a cada composição. Caracterizado com fotógrafo do cotidiano, Medeiros criou um estilo bem pessoal, cheio de poesia, inspiração e improvisação, criando uma técnica absolutamente livre de dogmas.

Dedicou-se principalmente aos temas ligados às minorias raciais, índios, negros. Ele dizia: "Fui, por toda minha vida, muito contestador quanto às coisas que acho injustas. Se nunca me engajei em partido político é porque acho que artista não tem nada a ver com esse negócio de voto. Penso que meu trabalho, penso que a fotografia tem uma função política".

Documentar os rituais de iniciação do Candomblé demonstrou sua capacidade de vislumbrar o verdadeiro sentido dos acontecimentos, transpondo os limites do olhar leigo vivenciado pela mídia até então. José Medeiros quis ir além do cerimonial público da religião afro-brasileira e mostrar o verdadeiro Candomblé. O que pode parecer profanação do sagrado para o leigo é, em verdade, material etnográfico precioso e único.

Além da boa técnica, da sorte e do talento, o que faz de José Medeiros um grande fotógrafo é sua identificação com o povo e sua capacidade de entender o valor e a beleza desse Brasil.
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...