O tão esperado sistema operacional da empresa das janelas, o Vista, tantas vezes tendo seu lançamento adiado, se tornou a grande dor de cabeça da Microsoft. Motivo: não caiu no gosto popular pelos elevados índices de rejeição.
Mas o Vista já teve dias piores. Antes do lançamento do pacote de correção de erros SP1, muitos problemas eram relatados pelos usuários, principalmente envolvendo o processo de cópia de arquivos. Porém, algumas coisas já foram resolvidas, ainda assim as vendas continuam aquém do esperado. E como todos sabemos, numa economia de mercado, se alguém está perdendo, uma outra está ganhando.
Antes do lançamento do Vista, anunciaram com alarde que esse seria o "primeiro sistema impossível de ser pirateado". Caso fosse concretizado, eu pensei que isso seria uma oportunidade de crescimento para os sistemas operacionais abertos, tipo o Linux. Mas o tempo é a mãe de todas as evoluções, os programadores do mundo provaram que ainda não existe sistema anti-pirataria. E mesmo pela porta de trás, o Vista ainda não entrou no seio de todas as famílias do mundo.
O problema é aquela velha máxima: "a primeira impressão é a que fica". Lembro de Bill Gates, lançando o sistema Windows 98, que prometia ser "o sistema que nunca travaria". Pois justamente na sua apresentação aos repórteres do mundo, ele não só travou como deu BSOD (tela azul – blue screen of death). Apesar dos travamentos, o sistema trouxe algumas melhorias, mas a imagem na frente dos repórteres ficou eternizada na história. Um papelão que deve perturbar o sono de Bill Gates todas as noites (e acho que alguns estagiários perderam empregos naquele dia).
O Windows XP não foi tão fácil no início pela falta de drivers de placas antigas, mas com o tempo essa situação foi se resolvendo. Hoje ele figura entre um sistema amado por uns e odiado por outros, tanto que ele era o principal concorrente do Vista. Estava vendendo mais que o sistema mais novo e, por decisão da diretoria, teve sua comercialização interrompida. Atitude natural já que os esforços devem ser feitos para vender o novo sistema e não mobilizar funcionários para vender algo "ultrapassado".
Como filosofia de quem vive no meio da área tecnológica em que é proibido falar em religião, esporte e sistemas operacionais, sempre digo que sistema bom é aquele que a pessoa domina e supre todas suas necessidades. Mas tive uma surpresa ao ler uma reportagem na Reuters sobre o lançamento de uma nova campanha publicitária da Microsoft, buscando diminuir a rejeição ao Vista e também "responder" à provocação da Apple feita na campenha "Get a Mac".
A minha surpresa foi que a empresa da maçã também está crescendo na linha de computadores de mesa. Antes o salvador da Apple foi o iPod, agora ela está conseguindo crescer devido a um erro de "timing" de seu concorrente, que lançou um sistema que requisitava muito hardware e que veio com falhas graves. Talvez se o sistema fosse lançado esse ano a história poderia ser outra.
Portanto, ter ampla fatia do mercado, não é garantia de permanecer no topo. O consumidor insatisfeito de hoje está procurarando a solução na concorrência. A história da informática prova que as cegueiras da Microsoft foram danosas, pois ao relegar a internet no passado ela abriu espaço para o surgimento do Yahoo! e atualmente do Google. Agora ela pode estar presenciando o ressurgimento da empresa do pomar, a Apple.
terça-feira, 9 de setembro de 2008 às 20:32
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