Não sou do tipo que gosta de assistir documentários, mas esse me pegou pelo título. Ao assisti-lo pensei que iria ver algo engraçado, ledo engano. O filme inicia uma linha cômica devido à trama de um pai querendo proteger seu filho, que ainda está em gestação, dos perigos do mundo de seu apartamento e sua cidade. Depois extrapola que o mundo com a ameaça terrorista não será muito seguro no futuro.
A idéia é mostrar um homem viajando pela Ásia atrás do fugitivo mais procurado do mundo. Isso lhe lembrou algum filme? Parabéns, a indústria de Hollywood tem toneladas de filmes com essa mesma seqüência de eventos. Morgan Spurlock inicia o planejamento da viagem preparando-se para sobreviver num ambiente hostil para qualquer norte-americano.
No documentário – que não deve ter saído barato – ele viajou pelo Egito, Marrocos, Israel, Palestina, Afeganistão e Arábia Saudita. Deixando uma mulher grávida em casa, o que a meu ver o transforma no homem mais corajoso do mundo. Saiu de uma zona de guerra para outra, no lado oriental do mundo (eu sei essa piada foi de péssimo gosto).
Durante a preparação da viagem tudo é muito engraçado. Onde Está Osama bin Laden? tem um desenvolvimento de deboche, mas ele vai além. Ao chegar às cidades onde ele gravou, somos inundados por imagens fortes, até mesmo para nós brasileiros, acostumados com nossas mazelas sociais. Somos também introduzidos à postura política americana para controlar os ditadores que governaram aquela região do mundo. Uma grande máxima da história é "estudar o passado para entender o presente e imaginar como será o futuro", seria então impossível desvincular o Oriente da histórica política externa americana?
E para suavizar um pouco todas as imagens fortes de pobreza, destruição e intolerância somos apresentados ao povo, que por obrigação vivem no meio da guerra. Apesar de tudo, eles tem esperanças que seus problemas sejam resolvidos e sabem que a religião é apenas o pretexto utilizado para o conflito. A maioria das pessoas querem paz, porém suas vozes ainda não ecoam, mas será que um dia ecoará?
É impossível assistir Onde Está Osama bin Laden? e não borbulhar perguntas em nossas mentes ou ficar extremamente pessimista. O diretor definitivamente souber impor um ritmo e uma linguagem própria. Não saberei fazer um paralelo com seu outro documentário do cineasta, porque não o assisti, mas deixo aberto nos comentários.
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.