quarta-feira, 15 de outubro de 2008 às 14:00

Taikodom, jogo brasileiro revolucionário em vários aspectos

A área de produção de jogos eletrônicos era algo impensável que poderia ser feita em solo brasileiro na década passada, nessa indústria estávamos uns 20 anos atrasado em relação ao mundo, pois basicamente os poucos jogos produzido nesses lados eram feitos amadoramente em "garagens".

Não irei contar os anos de desenvolvimento de Taikodom, mas direi onde houveram as inovações. Terei que usar alguns termos técnicos nesse post, mas tentarei explicá-los simplificadamente.

Taikodom
Taikodom

Primeiro sobre os servidores do jogo, pois Taikodom é um MMOG – Massive Multiplayer On-line Game – que roda num mainframe da IBM, diferente do conceito usual do mercado que é usar clusters. Cluster é o nome que nós damos quando vários computadores ligados por uma rede de alta velocidade se unem para efetuar um trabalho – é a típica frase a união faz a força– dividindo o processamento de dados do jogo entre várias máquinas, pois um mundo virtual tende a mudar de tamanho de acordo com a população conectada ao servidor, porém os brasileiros usaram um mainframe que é um único computador, com um poder de processamento enorme, porém sem esse sistema distribuído de processamento entre máquinas diferentes, provavelmente existem nesse equipamento vários processadores Cell da IBM (o Cell é o mesmo processador do PS3).

As configurações de cluster e mainframe têm vantagem e desvantagens que foram estudadas pela equipe de desenvolvimento e por incrível que possa parecer ao mundo a escolha caiu sobre o mainframe, equipamento que muitos profissionais da área tecnológica já decretaram sua morte.

Outro fator de inovação será o lançamento do livro Taikodom: Despertar, de João Marcelo Beraldo, publicado pela Devir Livraria e que contará uma história que se passará nesse universo virtual e junto dele vem o CD com o jogo. A inovação é que o projeto era inicialmente criar o jogo on-line, a história foi aparecendo aos poucos no site e resolveram criar um livro, diferente do mercado atual que primeiro surge um desenho ou seriado de sucesso para depois o mesmo se espalhar em várias mídias e nunca fica algo muito bom, vide jogos de filmes ou filmes de jogos.

Empreendimentos como esses me deixam entusiasmado, pois é mais um avanço brasileiro em área onde somos fracos, porém a brincadeira é o jogo, os envolvidos são pessoas sérias e eles esperam que o jogo consiga se monetizar, pois houve um grande investimento por parte principalmente da IBM, mas sou uma pessoa cética se eles conseguirão isso no Brasil, pois aqui temos a cultura de consumir tudo de graça na internet e o usuário que compra itens adicionais é execrado em jogos on-line fora a outra cultura do “gamer” nacional que é usar bastante trapaça e entrar nos jogos apenas para bagunçar, nesse cenário complicado desejo boa sorte ao jogo e que ele cresça muito e crave o Brasil no mapa dos desenvolvedores de jogos.

Veja um vídeo de demonstração da tecnologia:

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...