quinta-feira, 6 de novembro de 2008 às 21:53

Pro Evolution Soccer 2008: empolgação e adrenalina em mais um golaço da Konami

Pro Evolution Soccer 2008Sempre fui entusiasta do Futebol de Botão. Mas na minha época não tinha esse negócio de tabuleiro, o jogo era no chão mesmo. Os joelhos ficavam em carne viva. Eu gostava de fabricar pequenas taças para os campeonatos que organizava. A "Taça Libertadores do Botão" era a que eu mais me orgulhava. O corpo era um pote de ração de peixe, nele colei pequenos adesivos dos clubes participantes. A base era uma caixa de fósforos revestida em papel alumínio. No topo um bonequinho de plástico chutando uma bola, desses que a gente encontra nos saquinhos de brinde nos aniversários infantis.

O tempo passou e as coisas evoluíram. Já meninote ganhei um Super Nintendo e descobri o jogo "International Superstar Soccer" (1994). Apesar da bizarra narração em portunhol, na época acreditei que os caras tinham chegado à perfeição. Deixei até as peladas de rua para me dedicar ao jogo eletrônico. Quando fiquei craque, comecei a frequentar as locadoras do bairro. Sim, naquela época alugavam-se cartuchos e ninguém nem sabia o que era internet. Ganhei alguns campeonatos com um infalível truque para driblar o goleiro.

Depois de um tempo me desinteressei pelo futebol virtual e passei longos anos sem pegar num controle. Quando voltei em 2004 percebi que muita coisa havia mudado. Os games agora eram em 3D. Não havia mais cartuchos e sim DVDs. Os consoles perderam espaço para os computadores. Até o controle agora era chamado joystick. Quem não tivesse um teria que se virar no teclado mesmo. Um saco dividir um teclado durante uma disputada partida. Foi nessa época que aprendi a gostar do "FIFA 2004", da EA Games.

Pro Evolution Soccer 2008

Apesar do excepcional padrão de qualidade dos jogos da EA, quem se deu bem nos últimos anos foi a japonesa Konami (a mesma dos primeiros jogos de futebol para a Nintendo). O game "Winning Eleven" alavancou as vendas do PlayStation 2 no Brasil e tornou-se mania nas concentrações dos jogadores de futebol. Até nas comemorações dos gols eles não esquecem o jogo, sentam no gramado e simulam uma partida.

Esse ano a Konami resolveu unificar as versões japonesa, americana e européia do jogo e criou o Pro Evolution Soccer 2008 (Windows, Wii, Nintendo DS, PlayStation 3, PlayStation 2, PSP, e Xbox 360). Tive a oportunidade de jogar usando meu notebook com placa de vídeo Nvidia GeForce Go 6150 com 559MB de memória compartilhada (mas míseros 64MB exclusivos). Testei na potência máxima. O jogo parecia apresentação PowerPoint. Então tirei os detalhes da torcida, mas mesmo assim a jogabilidade ficou ruim. Então tirei toda a textura e enfim consegui jogar beleza.

Pro Evolution Soccer 2008

Nessa minha breve dificuldade de configuração já deu para perceber que não é aconselhável jogar PES no computador, o melhor é comprar um console e aproveitar os belos gráficos. É bem legal a reação dos jogadores durante os jogos, idêntico ao futebol europeu: o mesmo jeito de caminhar, de reclamar e comemorar gols. Na versão qualidade total PES 2008 é excelente. Claro que tem muito a evoluir ainda. Não sou o mesmo bobo de antigamente em achar o jogo perfeito, longe disso.

Um jogador que me impressionou pela qualidade e facilidade de dribles foi o Cristiano Ronaldo. Basta chutar com força em direção ao gol que quase sempre a bola vai pro fundo da rede. Como corre esse rapaz! Além do futebol em si, passei algumas horas brincando de configurar jogadores. Dá para fazer de tudo: mexer na camisa, no rosto, no cabelo, nas características, no jeito de comemorar. Configurei o Ronaldo Fenômeno mais gordo, com o cabelão Black Power e uma barbicha.

Em resumo adorei ter jogado PES 2008, principalmente pela movimentação fácil dos jogadores, variedade de dribles e chutes, reações naturais envolvendo provocações, brigas entre os jogadores e com o árbitro. Uma empolgação de acordo com o que acontece dentro de campo. Não gostei da falta dos clubes brasileiros, jogadores importantes, ligas reais, opções de estádio e narração em português. Mas não dá para negar que jogar futebol com a tecnologia da Konami sempre foi a melhor opção. Nota 3/5

Confira o trailer do jogo clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...