domingo, 28 de fevereiro de 2010 às 15:00

Nine: um musical metalinguístico

Nota 5/5
Nine
Nine (Nine, 2009) é uma produção que em nenhum momento quis ser modesta. O filme conta com um elenco de peso, pois recriar um musical da Broadway nas telas nunca é algo simples e com a carga dramática prometida, somente com um elenco a altura.

Antes musical era uma regra no cinema de Hollywood, porém com o tempo esse tipo de filme foi perdendo terreno, até sumir completamente, porém como o estilo não morreu no teatro, estamos assistindo a volta desse ao cinema.

Em Nine, somos apresentados a Guido Contini (Daniel Day-Lewis) que interpreta um famoso cineastra italiano que está sendo consumido por sua própria fama e desde os sucessos dos primeiros filmes, não consegue mais emplacar um grande sucesso, seus dois últimos filmes são tidos como fracassos.

Guido terá que fazer um filme, porém encontra-se sem roteiro, apenas com o nome do projeto em mente e como a história irá se desenrolar, porém ele não consegue colocar no papel em palavras, parte do problema de inspiração é devido a uma vida com muitos excessos, pois apesar de casado ele possui uma amante, tem que mentir a respeito do roteiro do filme e vive praticamente numa mentira.

Nine

Nine é em parte o filme que Guido quer criar e não consegue se desenrolando em frente aos nossos olhos, e sendo sete os pecados capitais, temos sete mulheres em torno do diretor Guido Contini, ora o guiando: Judi Dench ou Sophia Loren, ora o tentando: Fergie, Kate Hudson, Nicole Kidman, Marion Cotillard e Penélope Cruz.

Nine em nenhum momento não tenta ser menos do que grandioso, cenários enormes retratando o que deveria ser um set de filmagem da Cinecittà, musicas com um peso dramático e uma iluminação enfatizando o jogo de luz e sombra, que seria os sentimentos contraditórios vividos por Guido.

Na construção da história é mostrando a luta de se montar um filme, as peças envolvidas, o drama e pressão que passa o diretor, temos uma clara construção metalingüística, onde passivamente embarcamos na vida de Guido sem pedir permissão e esses nos levas ao auge de sua loucura até a cura e por fim sua redenção.

Pesquisando o motivo do nome do musical ser Nine, encontrei a resposta no bolsademulher: Nine é inspirado pelo filme autobiográfico de Federico Fellini, "Oito e Meio".

Veja o trailer:

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...