sábado, 13 de agosto de 2011 às 23:38

Super 8: um filme de monstro para revigor o espíritos dos cinéfilos mais nostálgicos

Nota 5/5
Super 8
Provavelmente é saudosismo, mas eu acho os filmes da década de 80 bem mais divertidos que os atuais. Clássicos como "E.T. - O Extraterrestre" (1982), "Os Goonies" (1985) e "Conta Comigo" (1986), assisto até hoje. São histórias rebeldes, com o frescor da pré-adolescência, cheias de descobertas, aventuras e um senso de humor verdadeiramente puro. Hoje em dia não há espaço na pra esse tipo de roteiro.

Pois para minha surpresa, J.J. Abrams apresenta Super 8. O título é pouco convidativo, eu sei. Ele faz referência ao nome do formato cinematográfico desenvolvido nos anos 60 pela Kodak, como um aperfeiçoamento do antigo 8mm. É com uma câmera dessas em mãos, que o grupo de garotos que protagoniza o filme dá início a uma aventura com zumbis e monstros.

Super 8 Super 8

Os zumbis (de brincadeirinha) ficam por conta dos meninos. Eles estão gravando um curta metragem para participar de um festival de cinema amador. Já o monstro (de verdade) quem comanda é o J.J. mesmo. Aliás, depois do Lostzilla e Cloverfield, ele está se notabilizando no gênero. A diferença é que dessa vez há um mestre na produção executiva: Steven Spielberg. Super 8 tem a cara dele.

Tudo acontece no verão de 1979, numa pequena cidade de Ohio, EUA. Um grupo de crianças presencia uma colisão catastrófica de um trem com um carro. Logo estranhos acontecimentos trazem pânico à população. Um misterioso esquadrão do exército americano toma a cidade e inicia uma caçada sem precedentes. Enquanto o monstro faz suas vítimas, os militares tentam manter tudo em segredo.

Super 8 Super 8

Aparentemente trata-se de um filme comum. Mas a verdade é que talvez estejamos diante de um dos melhores filmes de todos os tempos. Com certeza está entre os grandes na filmografia da nova geração. J.J. Abrams realmente me surpreendeu. Depois de seus últimos trabalhos, não esperava um filme tão humano e emocionante. Para mim merece um lugar de honra no Oscar 2012.

Mas parte desse mérito pode entrar na conta do Spielberg. Tenho convicção que é dele a riqueza de detalhes dos cenários, as inúmeras referências nerds, as reinvenções de câmera, tomada e fotografia. Por tudo isso, o que deveria ser um filme tosco de monstro, foi transformado num clássico inrotulável, uma fonte da juventude para revigorar o espírito dos cinéfilos mais nostálgicos.
Super 8 (Super 8, 2011)
País origem: Estados Unidos
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: J.J. Abrams
Elenco: Joel Courtney, Kyle Chandler, Elle Fanning, Riley Griffiths.
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...