Pois para minha surpresa, J.J. Abrams apresenta Super 8. O título é pouco convidativo, eu sei. Ele faz referência ao nome do formato cinematográfico desenvolvido nos anos 60 pela Kodak, como um aperfeiçoamento do antigo 8mm. É com uma câmera dessas em mãos, que o grupo de garotos que protagoniza o filme dá início a uma aventura com zumbis e monstros.
Tudo acontece no verão de 1979, numa pequena cidade de Ohio, EUA. Um grupo de crianças presencia uma colisão catastrófica de um trem com um carro. Logo estranhos acontecimentos trazem pânico à população. Um misterioso esquadrão do exército americano toma a cidade e inicia uma caçada sem precedentes. Enquanto o monstro faz suas vítimas, os militares tentam manter tudo em segredo.
Mas parte desse mérito pode entrar na conta do Spielberg. Tenho convicção que é dele a riqueza de detalhes dos cenários, as inúmeras referências nerds, as reinvenções de câmera, tomada e fotografia. Por tudo isso, o que deveria ser um filme tosco de monstro, foi transformado num clássico inrotulável, uma fonte da juventude para revigorar o espírito dos cinéfilos mais nostálgicos.
Super 8 (Super 8, 2011)Confira o trailer legendado:
País origem: Estados Unidos
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: J.J. Abrams
Elenco: Joel Courtney, Kyle Chandler, Elle Fanning, Riley Griffiths.
Outras resenhas sobre o assunto:
- Cloverfield - Monstro: o jogo de esconde-esconde decepciona quem procura diversão (31/07/08)
- Eu Sou a Lenda: Will Smith iluminando a escuridão com ajuda de Bob Marley (02/01/08)
- Grindhouse - Planeta Terror: uma homenagem em formato de paródia (22/12/07)
- Residente Evil 3 - Extinção: uma aula prática de como moer carne (19/12/07)