Planeta dos Macacos - A Origem (2011) consegue nos convencer que tudo isso é possível. No filme, James Franco é Will Rodman, um pesquisador do mal de Alzheimer. Durante testes envolvendo aplicação da vacina em macacos, ele consegue melhorar a memória das cobaias. Não só devolvendo o que foi perdido, como tornando-os mais inteligentes. O problema é que o medicamento acaba gerando efeitos colateriais indesejáveis, como um aparente aumento da agressividade nos bichos.
E homens não gostam de animais inteligentes! Instintivamente os consideramos uma ameça. Há um medo latente que uma nova raça seja capaz de nos subjugar. Planeta dos Macacos - A Origem é perfeito na construção dessa ideia. De forma intimista, esperta e muito sedutora, a história nos convence de sua verossimilhança. Entramos então na jornada épica do macaco César: de filhote a líder revolucionário. O primata usa todos seus argumentos em favor do sonho de liberdade.
O filme remete ao nosso histórico de conquistas e guerras pró-independência. O macaco César se apresenta como o exemplo moderno mais bem acabado de um líder completo. Ele é quase um professor, nos ensinando didaticamente a formação de equipes vencedoras, táticas de combate e psicologia aplicada. Eu fiquei estarrecido. Apoiado numa primazia de efeitos visuais, Planeta dos Macacos - A Origem tem todos os méritos de melhor filme do ano! Por incrível que isso possa parecer.
Ficha técnica:
Título no Brasil: Planeta dos Macacos - A OrigemConfira o trailer:
Título Original: Rise of the Planet of the Apes
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Rupert Wyatt
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow, Tyler Labine, David Hewlett, Sonja Bennett, Jamie Harris, Leah Gibson,David Oyelowo
Outras resenhas sobre o assunto:
- King Kong: a oitava maravilha do mundo renasce pelas mãos de Peter Jackson (17/12/05)
- Star Trek - O Futuro Começa: um grande amálgama político da nossa civilização (29/10/09)
- Apocalypto: uma viagem a um lugar no qual ninguém esteve antes (12/03/07)