No meu primeiro post, falei sobre a nova geração de video games e agora falarei de uma nova tecnologia trazida pela AMD/ATI que está ligada também a jogos eletrônicos.
Uma grande verdade da informática era que se a pessoa quisesse um pc para rodar os jogos mais modernos deveria por dever esquecer os notebooks devido ao seu limitado poder de processamento gráfico, já que os mesmos trazem consigos placas on-boards apenas para fazer o básico, rodar o SO, entrar na internet, ver um filmes e rodar um jogo que não exija padrões e nomes estranhos como Pixel Shader etc.
E os notebooks que vinham de fábrica com uma placa com uma certa aceleração gráfica 3D geralmente deixava o aparelho com um preço exorbitante, onde seria mais interessante investir num desktop e uma placa de vídeo de ultima geração, essas que geralmente custam o preço de um fígado e 2 costelas, geralmente tem seu preço depreciado rapidamente ao longo dos anos. (lembro quando meu sonho de consumo era uma Geforce 2 mx-400).
A AMD/ATI está levando os games de última geração aos notebooks atravéz de um projeto que acho ambicioso, ela praticamente está sendo pioneira numa tecnologia de placa de video externa para notebooks com o nome de ATI XGP , basicamente é uma caixa que se conecta ao notebook por um barramento (cabo) criado exclusivamente para essa função.
Essa extensão acoplada ao notebook servirá para os mais devido fins, será possivel ligar multiplos monitores e ligar diferentes aparelhos usb como um sintonizador de tv ou um blue-ray driver e processar o 3D dos jogos mais atuais, ou seja, com um notebook equipado com essa tecnologia ao adquirir no futuro a placa externa a pessoa já estará apta a usar o notebook como uma estação de jogos.
A questão é saber por quanto será vendido os notebooks dotados desse barramento e quanto sairá a placa de video externa, a idéia da AMD é boa e ótima para o consumidor que pode comprar um notebook hoje e num futuro adquirir uma placa de video e até mesmo atualizar por modelos com mais poder gráfico.
Para uma empresa que está tendo prejuízo a vários meses espero que ela consiga se manter, pois idéias ela está mostrando que tem.
Veja abaixo um breve vídeo no YouTube:
sábado, 21 de junho de 2008 às 03:05
Aceleração gráfica 3D em notebooks: a fronteira final
Aceleração gráfica 3D em notebooks: a fronteira final
2
Comentários
2 [+] :
- Daniel Castelo-Branco disse...
-
Acho que a idéia é essa mesma. Um notebook básico com vários periféricos. Eu facilmente compraria um acelerador gráfico para meu notebook. Acho que a própria Apple já sacou isso e lançou seu notebook sem drives de CD/DVD/BR.
- sábado, junho 21, 2008
- Daniel Castelo-Branco disse...
-
O chato são esses fios. Acho isso um retrocesso, já que até energia elétrica já está sendo imaginada sem fio.
- sábado, junho 21, 2008