No filme Antes de Partir (The Bucket List, 2007), Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) estão numa situação um pouco pior do que a minha. Vizinhos de leito no hospital em que estão internados, ambos recebem a notícia que sofrem de câncer terminal e possuem poucos meses de vida. Em minhas poucas horas internado pensei nas emoções que ainda não tinha vivido, imagine o que faria se soubesse que não duraria mais que um punhado de dias.
Com a morte agendada, Edward põe em prática um exercício filosófico de pensamento prospectivo chamado "Lista da Bota". Você põe no papel uma relação de coisas que deseja fazer antes de bater as botas. Carter acha a idéia divertida e juntos rodam o mundo fazendo todas as loucuras possíveis. A primeira aventura é muito engraçada, os dois pulando de pára-quedas. Depois disputam uma corrida com dois carrões, fazem um safári na África, vão ao Taj Mahal, andam de moto nas Muralhas da China e chegam às pirâmides do Egito.
Nesse templo de contemplação achei interessante o comentário de Carter, segundo ele, os antigos egípcios tinham uma crença a respeito da morte: quando as almas chegavam ao céu, os deuses lhes faziam duas perguntas. Suas respostas determinavam se seriam aceitos ou não. Você encontrou alegria em sua vida? Sua vida trouxe alegria a outras pessoas? A primeira pergunta a maioria das pessoas costuma responder. Mas quando somos obrigados a olhar além do nosso individualismo, a coisa complica um pouco.
Antes de Partir torna-se legal por oferecer, através de Edward e Carter, duas perspectivas diferentes sobre a vida. Edward é um rico empresário, playboy por vocação, vive sozinho e nunca passa mais de uma semana com a mesma mulher. Seu único parente próximo é a filha, com quem cortou relações depois de uma briga. Carter é o oposto. Pai de uma grande família, mecânico há 46 anos, teve que abandonar seus sonhos profissionais para conseguir sustentar mulher e filhos.
Edward e Carter vão ao longo do filme absorvendo o que o outro tem de melhor e crescendo como ser humano. O final é emocionante, tendo o Monte Everest como última morada. Você sabe o que um caramujo faz de melhor? Ele deixa uma trilha de gosma perfeita. Você tem pensado na sua trilha de gosma? Qual seu legado? Antes de Partir nos provoca a repensar o que temos feito com nossas vidas, afinal 45 anos passam rápido demais.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.