No filme Antes de Partir (The Bucket List, 2007), Edward Cole (Jack Nicholson) e Carter Chambers (Morgan Freeman) estão numa situação um pouco pior do que a minha. Vizinhos de leito no hospital em que estão internados, ambos recebem a notícia que sofrem de câncer terminal e possuem poucos meses de vida. Em minhas poucas horas internado pensei nas emoções que ainda não tinha vivido, imagine o que faria se soubesse que não duraria mais que um punhado de dias.
Nesse templo de contemplação achei interessante o comentário de Carter, segundo ele, os antigos egípcios tinham uma crença a respeito da morte: quando as almas chegavam ao céu, os deuses lhes faziam duas perguntas. Suas respostas determinavam se seriam aceitos ou não. Você encontrou alegria em sua vida? Sua vida trouxe alegria a outras pessoas? A primeira pergunta a maioria das pessoas costuma responder. Mas quando somos obrigados a olhar além do nosso individualismo, a coisa complica um pouco.
Edward e Carter vão ao longo do filme absorvendo o que o outro tem de melhor e crescendo como ser humano. O final é emocionante, tendo o Monte Everest como última morada. Você sabe o que um caramujo faz de melhor? Ele deixa uma trilha de gosma perfeita. Você tem pensado na sua trilha de gosma? Qual seu legado? Antes de Partir nos provoca a repensar o que temos feito com nossas vidas, afinal 45 anos passam rápido demais.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.