quinta-feira, 7 de agosto de 2008 às 20:01

Elizabeth - A Era de Ouro: a guerra de nervos de uma rainha protestante

Elizabeth - A Era de OuroElizabeth - A Era de Ouro (Elizabeth: The Golden Age, 2007) é a segunda parte de uma possível trilogia da rainha inglesa do século XVI. Visualmente é um filme incrível. O som é algo de espantoso, beira a perfeição, mas é na temática que o filme merece aplausos. Apesar de superficial, o filme discute a Guerra Santa, o uso de Deus como motivação para guerras, as Cruzadas, a Santa Inquisição, a exposição de Cristo nas bombas, bandeiras e frases. Isso sem contar o duelo final entre protestantes e católicos.

Tudo se passa durante o ano de 1585. A Rainha Elizabeth I (Cate Blanchett) está há quase três décadas no comando da Inglaterra. Ainda assim precisa lidar com a iminente traição familiar, enquanto arruma forças para lutar contra o catolicismo fundamentalista europeu, encabeçado pelo Rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha. Apoiado pelo Vaticano e armado com a Inquisição, Felipe II planeja destronar a "herege" protestante Elizabeth I, restaurando o catolicismo na Inglaterra.

Elizabeth - A Era de Ouro      Elizabeth - A Era de Ouro

O foco explorado no filme é o conflito interno da rainha, mas é no meio da história, durante o desenrolar da tensão pré-guerra, com todos os nervos se aflorando, que Elizabeth - A Era de Ouro ganha em qualidade. Muito interessante vê uma rainha, preparando-se para entrar numa guerra, tendo que participar de todos aqueles protocolos reais. A parte chata fica por conta do romance com o "pirata" Sir Walter Raleigh (Clive Owen).

Curiosamente Cate Blanchett, que ganhou o Oscar em "Elizabeth" (1998), novamente disputou (e dessa vez perdeu) a estatueta com a mesma personagem. Talvez porque Elizabeth - A Era de Ouro não tenha o mesmo vigor do primeiro. O final decepciona pela falta de emoção e adrenalina. Por outro lado, fiquei embasbacado com a fotografia da batalha final. Muito mais do que ação ou demonstrações de heroísmos o filme é um grande Museu Renascentista a céu aberto. E isso também tem seus méritos. Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Anônimo disse...

Cate Blanchett perdeu o oscar pelo primeiro filme, concorrendo ela, Meryl Streep e Fernanda Montenegro, emily watson e Gwyneth Paltrow, a vencedora foi a última por Shakespeare in Love, acho esse segundo mais explorador que o primeiro...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...