quarta-feira, 13 de agosto de 2008 às 20:00

Evolução em transmissões esportivas: a Internet entra na briga pelo ibope das Olimpíadas

Esse ano de 2008 iniciou-se as Olimpíadas de Pequim, talvez a edição mais polêmica dos jogos, pois houve competição de caçada a Tocha Olímpica pelo mundo, manifestações pró-Tibete, um ataque terrorista e um acidente natural que ocorreu na província de Sichuan. Mesmo com tudo dando errado, Pequim iniciou os jogos com uma bela cerimônia de abertura, num belo estádio chamado pela suas formas de Ninho do Pássaro e digo, se eu fosse um preso Chinês teria orgulho de ser fuzilado numa obra-prima da arquitetura e do design (alguém acredita que um investimento desses ficará ocioso?).

Porém gostaria de usar esse espaço para comentar as transmissões dos jogos, tudo bem que por ser competições realizadas durante a madrugada poucas pessoas a estão acompanhando devido a compromissos, de aula ou trabalho. Eu como bom sedentário não perco uma boa competição e toda madrugada acordo para ver aos jogos de modalidade que me interessa e cujo as regras eu conheço.

É fato conhecido que todo grande evento é comprado pela maior rede de televisão do Brasil e essa usa seus canais aberto e fechado para transmitir os jogos, porém como sempre de uma maneira que deixa a muito a desejar, principalmente quem assiste no canal aberto que tem que ver as competições entre um intervalo de um filme ou novela. Minha alegria foi ver que agora uma nova mídia está entrando para fazer concorrência ao modo de transmissão tradicional, a internet agora passa a transmitir os jogos e o portal Terra tem feito um ótimo trabalho.

Sendo um meio de comunicação mais flexível que a TV,ela permite que o usuário veja a agenda do dia e escolha o que deseja assistir naquele momento, além dela ter possibilidade ilimitada de criar espaços por onde será transmitido eventos. Um dia com a fusão da internet com a televisão, quando teremos vídeos on-demand e interatividade talvez a coisa melhore, porém ainda usamos meios arcáicos de TV, mesmo quando se fala de TV digital brasileira.

Análise da Transmissão: nesse momento que escrevo o post, são 05:40 da manhã do dia 12/08 e estou digitando enquanto escuto a narração do vôlei de quadra, o som está perfeito, a narração é em português, porém algumas competições são narradas em outros idiomas.

O vídeo geralmente não trava e está bem fluído e estou com um bitrate de 500kbps, porém não espere assistir em tela cheia porque é um vídeo transmitido em streaming com baixa resolução. Como assisti alguns dias em canais de assinatura, na Globo e pelo portal da Terra, indico a internet como melhor meio de acompanhar os esporte e a vejo como uma futura plataforma forte frente a TV tradicional. Te cuida Globo!

Sportv: Nota 2/5 | Globo: Nota 1/5| Portal Terra: Nota 4/5
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...