terça-feira, 12 de agosto de 2008 às 06:00
Space Invaders: 30 anos, mas com corpinho de 18
Space Invaders: 30 anos, mas com corpinho de 18
Nesse ano de 2008 faz 30 anos do surgimento do Space Invaders, um jogo desenvolvido por Tomohiro Nishikado e produzido pela Taito e desde então esse jogo é figurinha cativa em várias plataformas de jogos, tendo como estréia nos consoles no Atari 2600 em 1980 (em 2010 será outra comemoração de 30 anos) e desde então ele sempre apareceu nas gerações posteriores com novas roupagem, porém o mesmo ar de todo o sempre.
Esse jogo do tipo fixed-shooter, pode ser considerado muito simples e verdadeiramente o é, porém ele foi uma revolução na sua época, pois antes dele os jogos tinham tempo para acabar e nele mudou-se esse conceito, o jogador passava a iniciar o jogo com rês vidas e o tempo de jogo dependia exclusivamente das habilidade de quem manipulava o canhão, outra novidade era que os maiores pontos ficavam arquivados nos arcades o que gerava as disputas para quebrar o recorde gravado,o que poderia ser um início bem forçado do multiplayer, pois a pessoa queria ultrapassar os pontos de outra que ele nem sabia quem era.
Outra coisa que ninguém percebe é que ele é um jogo com muitas referências, teve como inspiração o tema espacial de uma revista de "Star Wars" e conceitos de art-design do livro "A Guerra dos Mundos" de H.G Wells, do qual foram tiradas as idéias de aliens em formatos de lulas, carangueijos e polvos.
E para mostrar que esse jogo está firme e forte, em Agosto de 2008 sairá para o Wii o "Space Invaders - Get Even", versão para o console da Nintendo que comemora o aniversário de 30 anos do jogo, isso graças a Taito e a paixão que o maior game design da Nintendo, Shigeru Miyamoto, tem por esse jogo, pois não duvido nada de ter o dedo dele nesse lançamento.
Caso você tenha saido agora de um coma que iniciou em 1977 e não saiba que jogo é esse clique aqui.
1 [+] :
-
-
Obra de arte que mistura Space Invaders com Torres Gêmeas causa polêmica
22/08/2008
Érico Borgo
Uma instalação de arte na convenção de games atualmente em curso em Leipzig, Alemanha, está causando polêmica.
Intitulada Seeing Invaders!, a obra interativa mostra as Torres Gêmeas de Nova York sendo atacadas pelos aliens do clássico game da Taito Space Invaders.
O game para dois jogadores consiste em impedir os invasores de destruir as torres. Para acionar os canhões basta agitar os braços em frente à tela. O que só se percebe tarde demais é que os esforços são completamente inúteis - as torres serão derrubadas de qualquer maneira.
A montagem do franco-estadunidense Douglas Edric Stanley tem causado reações extremamente negativas. Ao jornal New York Daily News um bombeiro, cujo irmão gêmeo morreu no resgate das vítima dos atentados de 11 de Setembro, classificou a instalação como "nauseante". A resposta emocional, porém, é justamente o que o artista buscava, segundo informou em seu site oficial.
Quem também não está nada feliz é a Taito, que declarou em nota à imprensa que está considerando uma ação judicial conta o autor e a convenção para proteger a sua propriedade intelectual. Isso parece mera pressão para tentar interromper a instalação, já que trata-se de uma manifestação artística que não visa o lucro, normalmente resguardada pelas leis de direito de expressão. Ainda assim, a Taito poderia alegar que a obra ofende as vítimas e seus parentes, entrando numa esfera diferente de processo. É um caso complexo (ainda mais pela exibição acontecer na Alemanha - e estar submetida às leis daquele país). Resta saber se a empresa japonesa levará o caso adiante ou se os organizadores da convenção cederão, removendo a obra de seu espaço. - domingo, agosto 24, 2008