sexta-feira, 19 de setembro de 2008 às 21:55

A robótica inicia seus passos domésticos

A robótica é um fator importantíssimo em qualquer filme de ficção científica, pois se o robô não for a causa do problema ele estará lá ajudando o homem em diversos serviços militares.

A utilização de robôs não é algo novo na sociedade moderna, pois devemos a eles o mérito de nas indústrias liberarem o homem de trabalhos repetitivos e perigosos e com isso conseguir mais rapidez e redução de custos, como seria a indústria automobilística sem eles?

A novidade é que os robôs estão chegando agora para o seio da família, timidamente é verdade. Porém grandes fabricantes estão apostando nesse filão que por enquanto é forte no Japão, onde eles possuem robôs como animais domésticos e babás, por isso a Sony foi uma precursora lançando o Aibo, um cachorro robótico, mas atualmente no Japão existem várias outras empresas que vendem robôs domésticos para os mais variados fins.

Os robôs estão popularizando também no ocidente, porém não na linha de animal de estimação, porque nossos pensamentos são diferentes dos orientais, nossos robôs são exclusivamente para ajudar no trabalho doméstico como limpeza ou vigilância.

Existem em centros de pesquisas robôs ocidentais para o tratamento de doentes e para o monitoramento de idosos, devido a um fato que ocorreu na França, onde numa onda de calor uma grande quantidade de idosos morreram por falta de hidratação e como a mão de obra em países desenvolvidos é extremamente cara, um robô enfermeiro sairia mais barato do que o contrato de uma enfermeira convencional.

Nesse cenário dos robôs se aproximando do ambiente doméstico, sempre gera a aflição do aumento do número de desempregados e o desaparecimento de funções, porém observando a história do homem, muitos cargos e funções desde a idade média sumiram e tantos outros foram criados, por isso sou bastante otimista em relação ao uso de robôs nos serviços domésticos e se um dia inventarem a Rosie (doméstica dos Jetsons), eu serei o primeiro da fila para adquiri-la.
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...