sexta-feira, 24 de outubro de 2008 às 22:30

Homem-Aranha #81 - A Volta do Uniforme Negro: invadindo a toca escura da psicologia de Peter Parker

Homem-Aranha #81 - A Volta do Uniforme NegroPeter Parker passou toda a edição anterior da revista em quadrinhos do Homem-Aranha lamentando ter revelado ao mundo sua identidade secreta. As consequências não poderiam ter sido piores, sua tia May levou um tiro e está no leito de morte. Em Homem-Aranha #81 - A Volta do Uniforme Negro (Panini Comics, Setembro/2008), os médicos e amigos tentarão a todo custo convencer Peter de que a morte é um caminho natural das coisas. Tia May irá morrer, pode ser em alguns minutos ou em alguns dias, mas ela não sobreviverá ao tiro que levou.

"O Evangelho de Peter", primeira história da HQ, traz um conceito visual diferente e um roteiro bem enigmático. Ao lado do leito em que sua tia sobrevive com ajuda de aparelhos, Peter faz um flashback de toda sua vida. Cansado e à beira de fazer uma bobagem, surge um estranho personagem que o levará para uma viagem transcendental. O lugar que Peter "escolhe" é Coney Island, praia que seus tios costumavam levá-lo quando criança. As imagens lhe trazem boas lembranças, fazendo Peter perceber que o Homem-Aranha não foi um erro em sua vida. Pelo menos não totalmente.

A segunda história é "Palavras Ásperas", sendo conduzida pelo bigodudo J. Jonah Jameson, chefe do Clarim Diário. Homem-Aranha marca um encontro com ele para discutir assuntos importantes como: o processo que J.J.J. move contra ele e a demissão do Robbie do jornal. Mas quando os ânimos ficam exaltados, começa o show! J.J.J. dá uma sequência sensacional de socos no Homem-Aranha (sem máscara para ressaltar o sangue). Sem reagir e entregando todas as fotos do espancamento ao seu ex-chefe, o aracnídeo transforma esse sacrifício numa bela jogada estratégica, colocando J.J.J. numa incrível encruzilhada moral.

Logo em seguida voltamos para o clima pesado do hospital através do arco "Um Dia a Mais - Parte 1". O médico do hospital avisa Peter que, caso ele não demonstre possuir condições financeiras de arcar com os custos da internação, sua tia será transferida para a ala de caridade do hospital. O Homem-Aranha, sem fantasia, pula de prédio em prédio atrás de ajuda financeira. Adivinha quem ele vai procurar? O Homem de Ferro. Ele culpa Tony Stark de tê-lo incentivado a revelar sua identidade para ajudar o governo dos EUA. Os heróis travam uma briga violenta e visualmente incrível, não chegando a um acordo formal.

Essas três histórias já seriam o bastante para fazer de Homem-Aranha #81 o melhor gibi dos últimos meses, mas é na segunda parte do arco "Um Dia a Mais", que o Aranha mostra seu potencial inventivo. O roteiro de J. Michael Stracznski leva nosso herói até a mansão do Mago Supremo. Usando todos seus poderes, ele mostra ao Aranha que não é possível fazer nada para salvar sua tia. Mais do que isso, o Mago leva o Homem-Aranha até uma viagem temporal, fazendo-o conversar com os grandes gênios do mundo dos quadrinhos. Nenhum deles tem a salvação.

Tomado pelo desespero da morte iminente de sua tia, Homem-Aranha aproveita a distração do Mago é mergulha sozinho numa perigosa viagem tempo-espaço. Ele acredita que voltando para o instante que sua tia foi baleada, poderá mudar os rumos da história. Mas esse universo paralelo reserva surpresas que nem Homem-Aranha é capaz de lidar. Qual será o preço pela vida da tia May? Homem-Aranha #81 navega por esse perigoso dilema ético e invade a toca escura da psicologia de Peter Parker. Nota 5/5

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...