Primeiro porque é um jogo 2D e depois por ser um "puzzle" físico. A meta do jogo é construir grandes estruturas utilizando bolas chamadas "goo". O jogador terá que levar um determinado número de "goo's" para dentro de um cano, nesse trajeto serão construídas as estruturas, sendo que os "goo's" usados não entram no cano. Logo a pessoa tem que utilizar de perspicácia e raciocínio para cumprir os objetivos dos estágios. A cada fase a coisa vai ficando mais complicada, porém uma vez envolvida no desafio de enfiar os "goo's" pelo cano, quem gosta de quebra-cabeças ficará viciado no jogo.
A equipe desenvolvedora já tinha feito antes alguns jogos com essas criaturas, o Tower of Goo e o Tower of Goo Unlimited objetivando a construção de torres usando apenas uma noção de equilíbrio, porém em World of Goo os "puzzles" ficaram mais dinâmicos e jogando notei que certas passagens a velocidade de execução é vital para se conseguir o objetivo do estágio.
E o trailer do jogo também é algo bem bacana, porém não explica muito sobre ele, veja clicando no play.