terça-feira, 30 de dezembro de 2008 às 07:19

Perigo em Bangkok: um apaixonado assassino de aluguel transformando negócios em sede de vingança

Perigo em BangkokUm bom assassino profissional de aluguel segue quatro regras universais. Primeira: não faça perguntas. Nesse ramo não existe essa coisa de certo ou errado. Segunda: não fique interessado por pessoas do lado de fora do trabalho. Essa coisa de confiança não existe. Terceira: apague qualquer rastro. Fique anônimo e não deixe nada para trás. Quarto: não há forma de sair. Não existe esse negócio de "última missão" para garantir uma aposentadoria. E qualquer que seja seu fim, tenha certeza que será trágico.

Pelo menos é isso que nos ensina Joe (Nicolas Cage) no início do filme Perigo em Bangkok (Bangkok Dangerous, 2008), remake de "Assassino em Silêncio" (1999). O problema é que ao longo da história o próprio protagonista esquece seus mandamentos. O matador envolve-se emocionalmente com uma garota, faz amigos e passa a ter misericórdia de seu alvo. A mudança de atitude acabou transformando um bom thriller de ação num imprestável caminhada de penitência e redenção.

Perigo em BangkokPerigo em Bangkok

Tudo acontece quando Joe chega à capital da Tailândia para executar quatro assassinatos a mando do gângster Surat (Nirattisai Kaljaruek). Para fazer o intermédio entre eles, Joe contrata Kong (Shahkrit Yamnarm), um ladrãozinho de turistas que atua nas ruas de Bangkok. Ao invés de matar o moleque no fim do serviço, como habitualmente fazia com seus ajudantes, ele resolve ensinar tudo que sabe sobre sua arte. Ao mesmo tempo o matador conhece Fon (Charlie Yeung), uma tailandesa por quem se apaixona.

O repentino amor faz o sujeito questionar seus princípios, transformando negócios em sede de vingança. Tudo bem que Perigo em Bangkok é não é um grande filme, mas a história corajosa. Juro que não imaginei um final tão trágico. Talvez a ousadia deva-se à Bangkok. Minha teoria é a seguinte: existem coisas que as pessoas só fazem fora de casa. Provavelmente os produtores não tivessem a mesma audácia num filme rodado nos EUA. Mas como é em Bangkok, usando atores de lá, fica mais fácil.

Perigo em BangkokPerigo em Bangkok

Tirando as idiotices, resta em Perigo em Bangkok uma bela fotografia. Toda a beleza das cores e traços tailandeses foi capturada com perfeição. Os irmãos chineses Danny e Oxide Pang também merecem destaque na direção do longa. É preciso muito talento para realizar tomadas tão teatrais e diferentes, como na cena da perseguição de barcos. A imagem das balas cortando a água, depois o sangue escorrendo e o protagonista visto debaixo pra cima com a arma em punho é de arrepiar. No resto só a mesma apologia gratuita de sempre. Nota 2/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...