quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 às 06:00

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras: um bom livro do Jô Soares, mas sem surpresas

Assassinatos na Academia Brasileira de LetrasDepois de se lançar como escritor com "O Xangô de Baker Street", Jô Soares encontra-se atualmente na sua terceira obra com Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (Companhia das Letras, 2005). Porém esse livro de história policial mescla vários elementos dos dois últimos livros do escritor, o que torna uma leitura sem muita novidade.

A trama está ligada a um livro escrito pelo Senador Belizário Bezerra, cuja obra tem o mesmo nome da obra, dando um ar metalinguístico à produção: um assassino que mata envenenado no "chá das cinco" todos os imortais da Academia. Obra bastante badalada e com tiragem enorme e bastante vendida no interior de Pernambuco, lugar onde o senador tem muitas terras e recursos, mostrando que nesse país desde a década de 20 tudo pode ser manipulado.

Na trama, o primeiro assassinato é justamente de Belizário, durante a posse na ABL, devidamente fardado com a roupa dos imortais. Dando início a investigação com toda atmosfera dos contos policiais. Com um investigador que atende pelo nome de Machado e sobrenome Machado e o legista Gilberto de Penna-Monteiro. Temos, novamente, um quadro de Sherlock Holmes e Watson, porém devido a independência investigativa do legista esse quadro fica um pouco diferente do original.

Mesmo gostando muito da narrativa do autor, que consegue alocar comédia numa obra policial, devo admitir que a trama não me surpreendeu como nos outros livros, pois na metade do livro já consegui descobrir o assassino e o modus operandi do mesmo. Mas o livro consegue atingir o alvo do entretenimento e mostra nas manchetes de jornais antigas, como nossa língua portuguesa no Brasil mudou da década de vinte para os dias atuais, sendo algo bem atual devido a reforma ortográfica da língua. Ver o nome do jornal "O País" escrito como "O Paiz" é algo a ser refletido. Nota 3/5
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...