segunda-feira, 19 de janeiro de 2009 às 06:00

Need For Speed Undercover: a franquia perdeu força e não consegue mais inovar

Need For Speed UndercoverAo surgir na década de 90, Need For Speed trouxe um novo tipo de corrida, não mais as corridas legalizadas e esportivas, e sim mas as de rua, com carros reais e desejados por todos que adoram o universo automobilístico. O problema é que a indústria é muito cruel com suas galinhas de ouro, exploram a exaustão tudo que gera lucros e com essa franquia não foi diferente. Surgiram várias continuações, retirando ou adicionando elementos, porém o jogo foi ficando repetitivo e as vendas foram caindo.

Com o filme "Velozes e Furiosos" a EA viu que ela poderia dar uma sobrevida à franquia, adicionando a possibilidade de customização do carro ou "tunning" e assim surgiu o "Need For Speed Underground". No ano seguinte a temática estava de volta, porém, com um mundo a ser explorado e mais de 200km de asfalto virtual. Nascia o "Underground 2", seguido pelo "Most Wanted", "Carbon", "Pro Street" e atualmente o Need For Speed Undercover.

A temática nunca muda e agora em Undercover, temos a historinha de um policial infiltrado na turma que gosta de corridas ilegais, atrás de alguma coisa que, sinceramente, não tive a mínima vontade de ficar vendo a história. Será tão difícil assim entender que num jogo de corrida a pessoa quer correr? Fora que a trama nunca convence, vide "Most Wanted", que misturou uma atmosfera de história em quadrinhos com a disputa por subir no ranking.

Need For Speed Undercover

Tive a chance de joga o novo Need For Speed Undercover em duas plataformas: Wii e Xbox 360, logo posso analisar bem esse jogo multiplataforma, que, diga-se de passagem, me decepcionou muito.

No Wii o jogo vem com uma atualização de firmware, caso a pessoa compre um volante da marca Logitech feito exclusivo para ele. Porém muito caro para ser importado para nossa terra e não serviria para outros jogos de corrida. Seria apostar muita ficha nessa franquia. A jogabilidade melhorou muito em relação ao "Carbon" e "Pro Street" do Wii, com as curvas sendo feitas com maior precisão.

Para quem não sabe, a dirigibilidade do carro é feita usando o controle Wii-remote como um volante, o que pode fazer os acostumados com direcionais literalmente darem uma nó nos braços. Basta recordar a primeira vez que a pessoa dirigiu um carro, a idéia é por aí, porém os controles podem mudar ao adicionar o nunchuk. Os gráficos não estão bons, mesmo sabendo que no Wii o gráfico não é o forte, os desenvolvedores têm uma pontinha de culpa.

Need For Speed Undercover

No Xbox 360 posso afirmar que o jogo se transforma completamente em comparação ao Wii. É quase um outro jogo, com mais asfalto e realismo. Porém ele não surpreende, o mundo aberto não tem nada a ser descoberto como em "Undergroud 2". A pessoa se surpreende com o realismo e a sensação de velocidade que o jogo consegue passar, principalmente jogando com a câmara de dentro do carro. Mas nem tudo são flores.

Na versão do Wii os gráficos são simples demais, acho que não muito superior a de um PS2, porém no Xbox 360 mesmo com todo poder gráfico e realismo, a programação da visão da distância foi mal feita. Uma curva só será vista quando o carro já estiver praticamente em cima, não dando muito tempo para uma reação. Acho que isso deveria ter sido observado durante a produção.

O jogo não surpreende e a franquia sendo lançada todo ano não consegue tempo para pesquisar inovações, tendo dessa vez experimentada em duas plataformas e me decepcionado em ambas. Meu conselho para a EA, que mantém um fórum aberto a usuários do mundo todo, foi esquecer um "Need for Speed 2009" e partir para pesquisa para melhorar o jogo. Ou então matá-lo de vez, pois na indústria de jogos um título sem retorno não merece ver a luz do sol. Nota 1/5

Vídeo do jogo:

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