Com o filme "Velozes e Furiosos" a EA viu que ela poderia dar uma sobrevida à franquia, adicionando a possibilidade de customização do carro ou "tunning" e assim surgiu o "Need For Speed Underground". No ano seguinte a temática estava de volta, porém, com um mundo a ser explorado e mais de 200km de asfalto virtual. Nascia o "Underground 2", seguido pelo "Most Wanted", "Carbon", "Pro Street" e atualmente o Need For Speed Undercover.
A temática nunca muda e agora em Undercover, temos a historinha de um policial infiltrado na turma que gosta de corridas ilegais, atrás de alguma coisa que, sinceramente, não tive a mínima vontade de ficar vendo a história. Será tão difícil assim entender que num jogo de corrida a pessoa quer correr? Fora que a trama nunca convence, vide "Most Wanted", que misturou uma atmosfera de história em quadrinhos com a disputa por subir no ranking.
No Wii o jogo vem com uma atualização de firmware, caso a pessoa compre um volante da marca Logitech feito exclusivo para ele. Porém muito caro para ser importado para nossa terra e não serviria para outros jogos de corrida. Seria apostar muita ficha nessa franquia. A jogabilidade melhorou muito em relação ao "Carbon" e "Pro Street" do Wii, com as curvas sendo feitas com maior precisão.
Para quem não sabe, a dirigibilidade do carro é feita usando o controle Wii-remote como um volante, o que pode fazer os acostumados com direcionais literalmente darem uma nó nos braços. Basta recordar a primeira vez que a pessoa dirigiu um carro, a idéia é por aí, porém os controles podem mudar ao adicionar o nunchuk. Os gráficos não estão bons, mesmo sabendo que no Wii o gráfico não é o forte, os desenvolvedores têm uma pontinha de culpa.
Na versão do Wii os gráficos são simples demais, acho que não muito superior a de um PS2, porém no Xbox 360 mesmo com todo poder gráfico e realismo, a programação da visão da distância foi mal feita. Uma curva só será vista quando o carro já estiver praticamente em cima, não dando muito tempo para uma reação. Acho que isso deveria ter sido observado durante a produção.
O jogo não surpreende e a franquia sendo lançada todo ano não consegue tempo para pesquisar inovações, tendo dessa vez experimentada em duas plataformas e me decepcionado em ambas. Meu conselho para a EA, que mantém um fórum aberto a usuários do mundo todo, foi esquecer um "Need for Speed 2009" e partir para pesquisa para melhorar o jogo. Ou então matá-lo de vez, pois na indústria de jogos um título sem retorno não merece ver a luz do sol.
Vídeo do jogo: