No livro Superdicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações (Editora Saraiva, 2005), o professor Reinaldo Polito desmistifica com bastante competência e de maneira bem simples a comunicação interpessoal. Através das dicas deste pequeno livro, podemos aprender técnicas comprovadamente eficazes que ajudam e facilitam muito a vida de qualquer pessoa ao falar em público, seja numa roda de amigos, em uma reunião de trabalho ou mesmo em apresentações mais complexas para um grande público.
Durante as apresentações que já realizei na minha vida, de todas, tive algumas certezas, e uma das principais foi que o domínio do conteúdo é fundamental para uma boa apresentação, mas nem sempre temos tempo suficiente para nos prepararmos, assim, podemos aprender neste livro, entre outras coisas, algumas técnicas de improviso e, como agir se acontecer o temível "branco".
Um fato que achei bastante interessante foi sobre a velocidade da retórica, pois é notório que alguns oradores falam mais rápido que outros, portanto expõem suas idéias de uma forma mais dinâmica. Neste livro, o autor nos ensina através das suas dicas que o segredo do sucesso de uma boa apresentação é a espontaneidade, por isso é importante que o orador não fuja do seu estilo.
Por exemplo, se algum orador elabora muito rápido suas idéias, não convém que fale bem lento, ou perderá algumas delas. De modo contrário, se o orador elabora suas idéias de forma mais comedida, não convém falar muito rápido, ou poderá se complicar durante a apresentação. Obviamente que o dinamismo da apresentação se deve dar em conformidade com a capacidade da platéia em acompanhar o que esta sendo exposto, por isso, é fundamental o orador ter a sensibilidade de identificar o seu público, o grau de instrução e informação dos ouvintes.
O autor fala também sobre a importância da inovação, da criatividade e da utilização da estratégia certa para cada assunto e cada público. Aprendemos ainda sobre a utilização dos recursos audiovisuais, como por exemplo, a utilizar o microfone, ou ainda sobre a importância de se ajustar o volume da voz; a preferirmos fazer pausas a utilizar expressões como "ããããããããã" ou "éééééééééé", quase intermináveis quando "fogem" as palavras; a abordar assuntos polêmicos, a envolver a platéia e, também, sobre a importância da expressão corporal, do olhar, dos gestos, e como tudo isso pode afetar a atenção dos ouvintes.
A minha crítica em relação ao livro, fica por conta da superficialidade de algumas idéias, o que é perfeitamente compreensível fato ao que se destina o livro, são dicas para serem aplicadas no dia-a-dia, portanto, prefiro acreditar que um maior aprofundamento no assunto, talvez seja melhor sentido na prática. Superdicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações cumpre o papel a que se propõe, ajudar as pessoas a falarem melhor em público.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009 às 13:55
Superdicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações: dicas práticas para o sucesso de uma boa comunicação
Superdicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações: dicas práticas para o sucesso de uma boa comunicação
0
Comentários