120 (Turquia,2008) foi o meu primeiro filme que assisti da Turquia e nele o que me chamou a atenção para querer assisti-lo é o tema da primeira guerra mundial e o fato de ser uma história que realmente aconteceu no passado dessa população.
Uma história bem trágica, diga-se de passagem, pois utilizar crianças numa guerra sempre é vista como uma medida de desespero, pena que fatos como esse ocorreram na idade média e continuam ocorrendo até os dias atuais.
O filme trata das várias guerras que ocorreram nos Bálcãs desde o século XIX, porém dando ênfase ao conflito entre Turcos e Armênios pela posse da região, os Armênios geralmente ajudados pelos exércitos russos e os Turcos mais ligados ao lado ocidental da Europa, mais precisamente a Alemanha.
Apesar de o filme ser tecnicamente bem trabalhado, com cenários reconstruídos com uso da computação gráfica, o desenvolvimento da história não empolga e depois de assistir o filme fiquei com a impressão que o foco que deveria ter sido a missão das crianças foi deslocado por algum motivo, ficando a parte importante do filme curta e mal contada.A trama parte da história real de 120 crianças que percorreram a pé um difícil terreno montanhoso e com neve para entregar munição na fronte de batalha que há muito tempo resistia as ofensivas da guerra e sem receber suprimentos alemães já estava em situação de não ter como segurar o exército inimigo.
A história é contada por uma irmã de um desses meninos que também é noiva de um coronel do exército turco, que devido às guerras passa pouco tempo em sua cidade e por isso vai adiando o casamento.
Por ser um filme muito curto e sem muitos acontecimentos marcantes não irei aqui fazer um resumo muito detalhado, pois o risco de contar um trecho importante é muito grande, mas meu conselho para quem for ver esse filme é que o veja mais como um documentário e não como um drama, pois a história é triste, mas sem muitas surpresas.
Para assistir o trailler aperte play:
sexta-feira, 20 de março de 2009 às 12:00
0
Comentários