quarta-feira, 5 de agosto de 2009 às 15:00

Numerati: a modelagem matemática do homem

NumeratiNumerati (Editora Saraiva, 2009) é um livro escrito pelo jornalista Stephen Baker, que de uma sugestão sobre uma coluna abordando o tema matemática, acabou criando um livro sobre uma ciência que ainda está no início, mas que se propõem a ser aplicada em várias esferas da vida cotidiana do homem, desde seu voto, as suas compras nos supermercado, suas interações na internet e sua vida amorosa.

Não é segredo para ninguém que vivemos na era da informação e o livro numerati trata não dessas informações, ou que tipo elas são, mas as pessoas que estão nos bastidores captando todos os dados que geramos e tratando com fórmulas matemáticas e estatísticas para retratar nossa vida e nos conhecer melhor.

A velha máxima de conhecimento é poder fica evidente em todos os capítulos do livro, pois somos desmascarados pelas nossas compras nos supermercados, nos blogs que escrevemos e nossas pesquisas na internet, ou seja, como na astronomia podemos localizar um buraco negro, não o vendo, mas o acompanhando por fenômenos indiretos que denuncia sua presença.

A abordagem do jornalista ao criar um tipo de diálogo com o leitor suaviza a aridez do tema e o torna muito bom de ser lido, pois no momento que ele expõe nomes como processos estocásticos, vetores, dimensões e gráficos, ele conta de experiências e conversas que ele teve com matemáticos e mineradores de dados do Yahoo e da NSA (Agência de Segurança Americana).

A verdade que a matemática e a estatística nunca esteve tão presente em nossas vidas e com a capacidade de processamentos dos computadores de hoje ter crescido muito, a análise de um número enorme de variáveis por um grande banco de dados ocorre em poucos segundos e com isso várias correlações podem ser traçadas, porém o livro mostra que os dados nada nos dizem sem uma devida interpretação e nessa etapa entram também outros ramos das ciências sociais como a antropologia, a psicologia, o marketing e etc.

O livro foi sabiamente dividido em vários temas e neles são esmiuçadas todas as pesquisas feitas nessas áreas e onde se pretende chegar no futuro. Os capítulos abordam funcionários, consumidor, eleitor, blogueiro, terrorista, paciente e namorado, tudo feito com o uso de dados que facilmente deixamos espalhados por nosso cotidiano e que estão sendo agora agrupado por empresas e analisadas por numeratis.

O autor mostra que toda essa análise da nossa vida será de conhecimento de empresas e governos e levanta um componente ético, como ficará nossa privacidade? Bem para saber essa resposta e como será nossa vida de agora e daqui a vários anos, recomendo esse livro, pois os numeratis irão lhe proporcionar não apenas boas compras nos supermercados, mas uma velhice bem mais segura no futuro. Nota 4/5
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Luiz Galvão disse...

vai se ferrar.... isso não é uma resenha...vc nem se deu ao trabalho de ler o livro de verdade ....era melhor vc ter colado a orelha e contra-capa...se liga...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...