segunda-feira, 14 de setembro de 2009 às 15:20

Força Policial: a desconstrução familiar de um velho sonho de criança

Força PolicialA instituição família está falida! Talvez não completamente, mas boa parte do antigo código de honra não existe mais. A defesa intransigente dos pares, por exemplo, hoje é considerada desvio de caráter. Seguindo esse ritmo, certamente chegaremos ao dia em que pais, filhos e irmãos, serão inimigos íntimos vivendo sob eterna e mútua vigilância. Nesse admirável mundo novo, enfim, "1984" (romance de George Orwell, leia a resenha), deixará de ser ficção.

Infelizmente, eu e você vivemos numa era de transição. De um lado nossos avós, clamando pela volta dos velhos e bons tempos do paternalismo religioso. De outro nossos filhos, jogados aos leões na competitiva, violenta e individual sociedade do consumo. Nesse seara de utopias e distopias, nosso caráter é diariamente colocado à prova. A questão não é mais se devo obediência ao interesse individual ou coletivo. A dúvida é o que significa "interesse individual" e "interesse coletivo".

Força PolicialForça Policial

Nesse sentido, uma das provações mais viscerais dos últimos tempos viveu Ray (Edward Norton), no filme Força Policial (Pride and Glory, 2008). O sujeito faz parte de uma dinastia de policiais, que inclui seu pai Francis Tierney (Jon Voight), o irmão Francis Jr. (Noah Emmerich) e o cunhado Jimmy Egan (Colin Farrell). Nomeado a conduzir uma investigação para apurar um escândalo de corrupção na polícia, Ray acaba descobrindo indícios do envolvimento de familiares, dando início ao conflito moral.

Força Policial é selvagem. Muito, muito violento. O ponto culminante é a cena em que uma dupla de policiais corruptos tortura uma família inteira. O alvo é um bebê de poucos meses. A criança passa alguns segundos sendo ameaçada com um ferro de passar quente em seu rosto. Até que ponto você mentiria para proteger seus familiares? Pois garanto que Força Policial consegue ultrapassar esse seu ponto. É um filme de pura estupidez e anarquismo ético.

Força PolicialForça Policial

Ainda assim achei Força Policial um filme ruim. Pro meu paladar faltou emoção, drama, adrenalina, principalmente na primeira metade. A segunda parte do filme é mais interessante, principalmente por conta da desconstrução daquele velho "sonho" das crianças de se tornarem policiais. Partindo do respeito imposto pela arma/distintivo, até chegar à dura realidade das ruas, banhadas por corrupção e disputa política por cargos diretivos. Quem sabe o fim da família esteja justamente ligado a esse mesmo choque existencial. Não, Força Policial não é tão forte assim.Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...