O homem em si não é o foco da série, mas as palavras que dizemos e a atitude corporal que temos e nesse contexto que entra em cena o Lightman Group, uma equipe especializada em detectar sem a necessidade de polígrafo o que as pessoas estão sentindo num momento de interrogatório e assim avaliar se a pessoa em questão diz a verdade ou não.
Na série esse grupo é criado pelo Dr. Cal Lightman (Tim Roth), que varreu o mundo estudando vários povos e trazendo a tona o conceito de universalização da microexpressão, provando que um mesmo sentimento universal apresenta as mesmas características corporais independente da cultura.
Eli Locker (Brendan Hines) outro estudioso das microexpressõe que tem uma doença de sempre falar a verdade, um glichê até perdoável pelo trocadilho de seu nome que seria numa tradução livre: cadeado. Caixão (lembra a frase "levar seu segredo para o túmulo"). E por fim temos Ria Torres (Monica Raymund), uma descendente latina que mesmo sem estudo tem o dom de ler microexpressões das pessoas.
Lie To Me não traz uma fórmula nova, mas o contexto e as histórias são bons. Pra mim a série ganha ponto ao mostrar celebridades mundiais e suas microexpressões em momentos chave. Será difícil depois de assistir essa série não tentar captar as microexpressãoes das pessoas no dia-a-dia.
Assista ao trailer: