Com o lançamento do Wii, o mundo foi apresentado a uma nova forma de interagir com jogos eletrônicos. Como a Nintendo vinha em gerações anteriores perdendo em vendas para a marca Playstation, eles tiveram que criar um produto diferente para competir com seus concorrentes, que no caso seria a Sony e a Microsoft.
A estratégia usada pela Nintendo é conhecida como Oceano Azul, existindo até um livro chamado "A Estratégia do Oceano Azul", por W. Chan Kim. Ainda não li e por isso não tenho muito a escrever sobre essa estratégia. Mas foi a partir desse pensamento que o foco da empresa passou a ser os não-jogadores, ou jogadores eventuais e criou-se o Wii com uma meta bem modesta de vendas e um jogo que se tornou o carro chefe do console, o Wii Sports (2006).
O Wii foi lançado em 2006 e o Wii Sports virou um sucesso absoluto e a empresa viu que tinha um bom produto nas mãos. Como a estratégia de venda foi sub-dimensionada, faltou produto para o natal daquele ano. Mas a empresa viu que a estratégia de controles com sensores de movimento daria certo e que a tão procurada imersão que ela tanto procurava, desde o lançamento (e fracasso absoluto) do VirtualBoy, estava próximo.
O Wii Sports atraiu os olhares da mídia e logo os pontos negativos começaram a ser apontados. Como a não precisão do sensor e os movimentos mostrados não darem a impressão de realidade que o jogador esperava, era divertido, mas ainda faltava algo e esse algo foi anunciado pela empresa na E3 de 2008. Com um novo acessório chamado Wii MotionPlus, que é um adaptador contendo um sensor giroscópio que capta melhor os movimentos, deu início ao surgimento do Wii Sports Resort.
A alma desse novo jogo se encontra no Wii Sports, porém ele não é apenas uma continuação, pois apenas dois esportes do antigo jogo foram mantidos (boliche e golfe). Foram adicionados vários outros como: tênis de mesa, wakeboard, basquete, arco e flecha, um jogo de espadas dentre outros, num total de 12 modalidades.
Para ter acesso a esse jogo a pessoa é obrigada a ter o acessório, sem ele o jogo não roda, faz até sentido, pois ele foi criado para mostrar a capacidade de captação do sensor de movimento que agora passa a ser próximo de 1:1. Os projetistas dizem não ser mais preciso para que os jogos não fiquem difícil demais, o que acabaria frustrando os jogadores. Mas posso afirmar que o nível de captação ficou perfeito e o jogo é muito divertido, principalmente quando se desafia seus amigos.
Assista ao trailer:
terça-feira, 27 de outubro de 2009 às 15:00
Wii Sports Resort: uma nova e divertida simulação esportiva
Wii Sports Resort: uma nova e divertida simulação esportiva
0
Comentários