sexta-feira, 5 de março de 2010 às 15:00

TV LCD: A convergência continua



A princípio surgiu a TV de LCD, com uma resolução superior as televisões CRT, porém pequena em comparação a geração atual, 480p, e custando caro, pois a tecnologia ainda era nova e a indústria não dominava o modo correto de fabricação da telas de TFT sem muitos erros.

O tempo passou, pesquisas foram feitas, técnicas foram melhoradas e hoje temos televisões com resoluções de 1080 a preços competitivos, o sonho de uma televisão que fique na parede como um quadro hoje é uma realidade.

LCD Skype

Enquanto se procura melhorar a tecnologia, procurando resoluções maiores, telas mais finas, novos materiais, paralelo a isso a indústria está atrelando peças de computadores a esses aparelhos, tudo ocorreu tão rápido e em pouco tempo que não sei informar se o uso de disco rígido em televisões aconteceu antes ou depois da introdução do barramento USB, mas afirmo que essa adição foi apenas o início da convergência entre nossa LCD e o computador.

O uso de disco rígido não cresceu muito, devido ao preço final das televisões com esse recurso, porém o USB é praticamente um item de série em muitas, que não adiciona muito ao preço final delas, mas que faz uma grande diferença em termos de uso, isso foi uma adição que ninguém achou ruim, muito pelo contrário.

Essa adição e a incorporação de codecs nos aparelhos, fez muitas pessoas a usarem os aparelhos também para ver fotos e filmes diretamente de um pendrive, algo que ajuda a inclusão de um novo nicho de usuário para dispositivos de memória flash, algo antes restrito a pessoas que trabalhavam com computadores ou adolescentes.

As fabricantes não quiseram para num barramento, queriam agregar mais funções ao aparelho, então partiram para a conectividade, criando um equipamento que se conecta a internet e acessa ao youtube, o foco desse produto claramente era uma população jovem, a Samsung foi uma que embarcou nessa viagem e não sabemos de suas vendas.

Agora outra fronteira está sendo desbravada, a Samsung, a LG e a Panasonic estão lançando esse ano televisões com skype integrado com possibilidade de videoconferência. Muitos escritores de tecnologia estão torcendo o nariz, dizem que o vídeo-fone foi revivido em várias fases tecnológicas e que nunca foi pra frente, porém particularmente vejo esse fato por outro prisma.

LCD Skype

Para muitas pessoas, não importando a idade, usar computador é um mistério, mesmo melhorando a interface, existe conceitos que usuários simplesmente ignoram, para o usuário o aparelho tem que ligar, apertar um botão e fazer o que ele quer, as televisões de hoje não estão nesse caminho, mas ainda é mais acessível e com menos passos a fazer do que uma ação no PC.

Para quem conhece a fundo computação, esse novo acessório é irrelevante, pois basta um notebook em casa e uma boa webcam, para transformar qualquer televisão em algo mais que apenas um comunicador, porém para o usuário comum, lidar com cabos e conexões é algo que ele não deseja, então uma televisão com skype embarcado seja algo desejável, prático e talvez a porta de entrada de muitos para o mundo VOIP, meu conselho é desligar a função na hora de uma final de campeonato, pois corre-se o risco de uma comunicação on-line com a sogra por fim ao jogo.
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...