sábado, 20 de agosto de 2011 às 15:38

Transformers - O Lado Oculto da Lua: um traumático experimento pavloviano mecanicamente programado

Nota 1/5
Transformers - O Lado Oculto da Lua
Fui um dos milhões de aficcionados pelos robozinhos da Hasbro que lotaram as sala de cinema ao redor do mundo para assistir "Transformers: O Filme" (2007). Satisfeito, fui embora com a sensação que o filme havia conseguido capturar a essência da brincadeira. Dois anos depois fui vê "Transformers 2 - A Vingança dos Derrotados" (2009). Fiquei decepcionado com a falta de argumentos e a poluição visual. Os pobres Decepticons foram jogados no lixo, como um brinquedo velho.

Tenho uma filosofia de vida que preza pelo aprendizado. Tento não errar duas vezes, por isso prometi não gastar tempo/dinheiro assistindo à terceira parte da trilogia: Transformers - O Lado Oculto da Lua. O problema são as influências. Primeiro foi o pessoal do site Omelete, que falou maravilhas do filme. Depois vieram os amigos elogiando tudo, da bunda da Rosie Huntington-Whiteley ao apelo histórico dado pelo diretor Michael Bay.

Transformers - O Lado Oculto da Lua Transformers - O Lado Oculto da Lua

Escutei até que Transformers era o melhor filme 3D desde "Avatar". O que é bem curioso de ser dito, já o próprio Michael Bay em diversas entrevistas tirou sarro da tecnologia e condenou o resultado das conversões. Não tive como resistir. Peguei meus óculos 3D e corri empolgado pra sala de cinema. Fazia tempo que procurava uma boa oportunidade para conhecer um filme 3D de verdade.

Em O Lado Oculto da Lua, os Autobots participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Tudo muda quando Optimus Prime descobre que os humanos lhe esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60.

Transformers - O Lado Oculto da Lua Transformers - O Lado Oculto da Lua

Achei o argumento bem interessante. Distorce a história e confunde a cabeça da molecada, mas cinema não se presta a educar ninguém. Até aí, a história caminha bem. Destaque para os personagens de John Malkovich e Frances McDormand, com ótimas tiradas de humor sínico. O problema é quando Sam Witwicky (Shia LaBeouf) tenta salvar o mundo pela terceira vez. Ele e os "magoados" Autobots perdem-se num joguinho de chantagens emocionais.

Mas o pior de tudo é o 3D. Fiquei com náuseas, ânsia de vômito, dor de cabeça. Quase surtei. Abdiquei dos óculos 3D. Não funcionou. Duas ou três vezes ameacei ir embora. Não era justo. Então fechei os olhos. A sensação de mal-estar só piorou. O barulho é ensurdecedor. Um lixo audio-visual. Para mim, Transformers - O Lado Oculto da Lua foi traumático, um experimento pavloviano mecanicamente programado. Agora sei como se sentiu Alex, do livro de Anthony Burgess.

Ficha técnica:
Título no Brasil: Transformers - O Lado Oculto da Lua
Título Original: Transformers: Dark of the Moon
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco: Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, John Malkovich, Frances McDormand, Josh Duhamel, John Turturro, Patrick Dempsey, Tyrese Gibson.
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Luis Almeida disse...

Sou suspeito em criticar filmes dos transformers, pois não gostei nem do primeiro, em nenhum momento fui remetido à infância, o segundo filme eu deixei passar e só fui nesse por causa do apelo ao 3D e por ser legendado e todos os 3D que eu vira fora dublados.

A história foi fraca, a atriz que substituiu Megan Fox não conseguiu ser sexy como a ela e o ator que faz Sam não convence como salvador de algo, mas o filme por ter muita ação distrai, será uma bela aquisição a algum canal aberto passar a noite, por isso daria 2 estrelas.

Já a legenda em 3d eu achei estranha, ela fica voando entre a ação que vem ao telespectador e o fundo, por isso com pouco tempo de filme, desisti dela e fiquei só acompanhando pelo áudio, caso eu cometa a insanidade de ver outro filme em 3d, será uma animação e dublada.

Daniel Castelo-Branco disse...

Pô Luis, também não exagera. Sexy a Rosie é. Também achei mais atriz que a Megan.

Apesar da experiência ruim, ainda vou continuar apostando no 3D.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...