Com os anos perdi meu interesse. Passei a enxergar no Capitão América o estereótipo do americano imperialista. A bandeira dos EUA em forma de uniforme, o recrutamento militar, a defesa de um mundo ao modelo yankee. O livro "A Invasão Cultural Norte-Americana" trouxe bons ensinamentos nessa delicada balança cultural. Então passei a repelir todos esses símbolos. Quando a fase rebelde passou, voltei a consumir quadrinhos sem o peso na consciência. Comecei com Superman, Batman, Homem-Aranha, Hulk. Mas inevitavelmente acabaria tendo que me encontrar com o Capitão América.
Com todo esse preconceito na cabeça assisti Capitão América - O Primeiro Vingador (2011). O filme é o quinto do personagem. Os demais foram: Capitão América (1944), Capitão América (1979), Capitão América 2 (1979) e Capitão América - O Filme (1990). Na história do mais recente, Steve Rogers (Chris Evans) é jovem que aceitou ser cobaia de experiência do governo americano visando criar um supersoldado. Inicialmente tratado como macaco de auditório pelo Exército, ele assuma a alcunha e se joga nas trincheiras da 2ª Guerra Mundial na luta contra os nazistas.
Capitão América - O Primeiro Vingador é uma ótima produção. Gostei muito do trato de filme antigo dado pelo diretor Joe Johnston. Também destaco o excelente elenco. Tommy Lee Jones e Hugo Weaving estão bem divertidos. Surpresa tive com Chris Evans. Depois de decepcionar na pele do Tocha Humana em "Quarteto Fantástico" (2005), ele é o grande destaque do filme. Especialmente nas cenas iniciais, em que interpreta o candidato a soldado magricela. Não é força, inteligência ou coragem, Capitão América nos mostra que a essência do verdadeiro herói está na capacidade de fazer sacrifícios pelo bem comum.
Ficha técnica:
Título no Brasil: Capitão América - O Primeiro VingadorConfira o trailer legendado:
Título Original: Captain America: The First Avenger
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely e Joss Whedon
Elenco: Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Hugo Weaving, Dominic Cooper, Richard Armitage, Stanley Tucci, Samuel L. Jackson.
Outras resenhas sobre o assunto:
- Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado: ação e grandiosidade para redimir velhos fracassos (28/12/08)
- Homem de Ferro: a aventura tecnológica que dá início a uma nova geração de super-heróis no cinema (13/09/08)
- Superman - O Retorno: vencendo dificuldades para deixar os fãs sedentos pela próxima aventura (12/07/06)
- Batman - O Cavaleiro das Trevas: Coringa revelando o lado mais sombrio da psique humana (23/07/08)
- O Incrível Hulk: um pouco de tempero brasileiro para acalmar o Gigante Esmeralda (16/07/08)
- Homem-Aranha 3: a maior de todas as aventuras (14/05/07)