No filme Os Descendentes, Matt King (George Clooney) passa por uma situação semelhante. Ele administra uma porção de terra no Havaí, herença familiar a ser dividida entre vários irmãos, primos e tios. O dilema é se a herança deve ou não ser vendida. Para dificultar a decisão, sua esposa sofreu um grave acidente e está em coma no hospital. Sozinho com duas filhas, ele buscará as melhores decisões para a família.
Os Descendentes é uma comédia dramática toda rodada no Havaí. A produção do filme caprichou nas camisas floridas, bermudas brancas e todo aquele clima leve do arquipélago americano. Clássicos de Gabby Pahinui como "Hi'ilawe" e "Kaua'i Beauty" garantem a atmosfera de férias. Mas se engana quem acha que o clima é de paz. A história é uma sucessão de desgraças. Crises, brigas e desentendimentos se sucedem emoldurados por um leito de morte.
Mesmo num clima aparente tão melancólico, Os Descendentes consegue ser leve, cativante, positivo, cheio de bom humor e muitas lições de vida. Gostei da sintonia entre os atores, especialmente o elenco mirim. Só achei que a carga dramática pequena diante da grandeza de um evento tão traumático como a morte da matriarca. De todo modo, o filme tem uma excelente história e merece as cinco indicações ao Oscar. Recomendo.
Ficha técnica:
Título no Brasil: Os DescendentesConfira o trailer legendado:
Título Original: The Descendants
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash, baseados no livro de Kaui Hart Hemmings
Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause
Outras resenhas sobre o assunto:
- Camino: uma história de amor e sofrimento (17/03/09)
- Aprendendo a Viver: uma poesia musical sobre sonhos e realidade (18/08/09)
- Syriana - A Indústria do Petróleo: uma história de difícil digestão (05/02/07)
- A Árvore da Vida: sonolentas mensagens subliminares para responder dúvidas íntimas do criador (12/11/11)