sábado, 18 de fevereiro de 2012 às 21:18

Histórias Cruzadas: coragem e ousadia de mulheres que viveram na pele a segregação racial

Nota 4/5
Histórias Cruzadas
No Brasil, empregada doméstica sempre foi uma instituição sagrada. Todo mundo que conheço já passou pelos braços de alguma "mãe postiça". Antigamente essas mulheres costumavam passar décadas trabalhando na mesma residência. Criavam os filhos dos outros como se fossem delas. Muitas vezes participavam de duas, três e até quatro gerações de uma família. Algumas chegavam a ceder o próprio leite aos bebês. Não faltava amor. E o carinho era recípocro. Elas tinham voz dentro de casa e participavam das decisões.

Herança do período da escravidão, a maioria dessas domésticas era negra. Fato suficiente para revela o paradigma socio-racial tupiniquim, que perdura até hoje. Nos Estados Unidos a história é similar. As empregadas domésticas desempenhavam um papel importante na vida das crianças. A diferença é o nível de radicalismo ideológico dos americanos. Organizações racistas como a Ku Klux Klan perseguiam e executavam em nome de uma supremacia branca. O resultado desse terrorismo é a grande segregação racial vivida nos anos 1960, em especial no estado do Mississipi.

Histórias Cruzadas Histórias Cruzadas

É nesse cenário que se passa Histórias Cruzadas. O filme é contado a partir das impressões de Skeeter (Emma Stone), garota branca da sociedade que decide escrever um livro sobre as empregadas domésticas de sua cidade. Até então não existia nada na literatura que contasse a versão dessas mulheres para dinâmica social que viviam. Situações constrangedoras não faltavam. A mais perturbadora é a proibição de uso do banheiro interno da casa dos patrões. Aqui o grande destaque são as domésticas Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer).

Histórias Cruzadas é um filme emocionalmente muito forte. Está na lista dos 10 melhores do Oscar 2012. Não sei quantos critérios os eleitores da Academia usam para escolher os vencedores. Mas não tenho dúvida que se o objetivo fosse premiar o mais dramático, com certeza a estatueta desse ano iria para Histórias Cruzadas. O filme é simples, sem grandes apelos de público ou shows de pirotecnia. Mas de uma forma mágica, você é preso à coragem e ousadia daquelas mulheres. Nos faz refletir.

Ficha técnica:
Título no Brasil: Histórias Cruzadas
Título Original: The Help
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes
Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor, baseado no livro de Kathryn Stockett
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...