quinta-feira, 16 de agosto de 2012 às 18:38

O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida: uma distopia psicodélica sobre ativismo ambiental

Nota 2/5
O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida
Dizem que toda pessoa carrega três missões ao longo da vida: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. A primeira vez que escutei isso estava na altura de meus 10 anos. Sem idade para filhos e conteúdo para livros, resolvi plantar uma mangueira. Em pouco tempo as ramificações ornamentavam a frente de minha casa. Era um orgulho. Mas ao longo dos anos as raízes começaram a invadir a casa. Um dia, quando cheguei da escola, a pobre mangueira havia sido derrubada. O vazio deixado desconfigurou a imagem sentimental que tinha de minha casa.

Ficou a lição: uma árvore é tão importante quanto qualquer outra vida. E é justamente essa a ideia que a animação O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida planta em nossa mente. O tal "Lorax" é um defensor da natureza. Originalmente a história é baseada no conto homônimo de 1971, escrita por Dr. Seuss, um popular escritor e cartunista americano. O filme é uma distopia clássica, bem ao estilo do livro "1984" de George Orwell. A estrutura é a mesma: uma cidade isolada, um ditador totalitarista e um regime opressor. Tudo é que chega ao cidadão é controlado e artificial.

O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida


O contexto de O Lorax transparece um peso dramático à trama. Na prática não é isso que acontece. A animação é muito leve, cheia de cores e com muitos personagens divertidos. No longa o garoto Ted é apaixonado pela vizinha Audrey. Para tentar conquistar a menina sai em busca de um presente especial: uma árvore verdadeira (trúfula). Numa cidade em que tudo é de plástico, trúfulas são como contos de fadas. E o começo da aventura passa pelo eremita chamado The Once-ler. A chave para o sucesso da empreitada está no passado desse misterioso personagem.

Em Busca da Trúfula Perdida tem o mérito educacional de instruir nossas crianças para a importância da natureza e do ativismo ambiental. Infelizmente, como obra cinematográfica, fica devendo. Comparado a outras obras adaptadas do mesmo Dr. Seuss, como "Horton e o Mundo dos Quem!" e "Grinch", O Lorax está abaixo. Parte da culpa atribuo ao uso de flashbacks, que prejudicaram a dinâmica da história. Também acho que o excesso de cores deixou o visual cansativo. O filme parece um clip psicodélico dos anos 1970. Será que O Lorax tomou LSD? Existem terias a respeito...

Ficha técnica:

Título no Brasil: O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida
Título Original: Dr. Seuss' The Lorax
Ano de Lançamento: 2012
País origem: Estados Unidos
Direção: Chris Renaud e Kyle Balda
Roteiro: Ken Daurio e Cinco Paul
Elenco: Danny DeVito (voz), Ed Helms (voz), Zac Efron (voz), Taylor Swift (voz), Betty White (voz), Rob Riggle (voz), Jenny Slate (voz)
Confira o trailer legendado:

Outras resenhas sobre o assunto:

Horton e o Mundo dos Quem!: promovendo a lógica paquiderme da defesa pela vida (25/05/08)
Wall-E: aproximando diferenças numa comovente e romântica animação futurista (04/11/08)
1984: o Grande Irmão zela por ti (14/02/06)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...