domingo, 11 de novembro de 2012 às 11:51

Os Mortos-Vivos (Vol. 5) - A Melhor Defesa: domesticação zumbi no caminho do bicho homem

Nota 4/5
Os Mortos-Vivos (Vol. 5) - A Melhor Defesa
Ir ao supermercado, levar as crianças à escola, pagar as prestações do carro. Pequenas atividades que em conjunto formam nossa rotina. E no exercício dessa dinâmica social, o homem se mantém em segurança e assume a condição de civilizado. Mas... e se não existisse essas regras? E se uma doença contaminasse os sete bilhões de habitantes do mundo, transformando todos os mortos em zumbis? Nesse caso, sobreviver não seria apenas uma reflexão filosófica; sobreviver seria o pão de cada dia. Pra mim é difícil imaginar que novo humano nasceria desse cenário.

Uma possibilidade está na história em quadrinhos Os Mortos-Vivos (Vol. 5) - A Melhor Defesa. Ela nos apresenta um cardápio de arquétipos do bicho homem forjados nos extremos entre razão e loucura. Aqui nesse ponto da saga, Rick e sua pequena comunidade estão estabelecidos em um presídio abandonado. No local encontram tranquilidade suficiente para voltar a sentir o gostinho humano das intrigas e vaidades. Momentos só abalados com a misteriosa queda de um helicóptero nas redondezas, obrigando a divisão da equipe e a descoberta do processo de domesticação zumbi.

O material diz respeito aos volumes mensais de 25 a 30 da premiada grafic novel "The Walking Dead", publicados originalmente nos EUA entre os meses de janeiro e agosto de 2006. Esse arco coincide com o início da terceira temporada do famoso seriado televisivo. O tom entre essas duas obras é o mesmo, porém com significativas diferenças de roteiro. Personagens mortos no programa da TV ainda vivem na HQ. O relacionamento entre eles também difere, assim como o humor/comportamento, como exemplo o da Lori. Mas realmente brutal é a discrepância entre os "Governadores", especialmente na introdução do personagem ao enredo.

Independente disso, assim com na televisão, o gibi é realmente excelente! O texto sempre flui com primor e naturalidade. A história não só convence, como nos oferece surpresas e reflexões complexas. Os desenhos acompanham a qualidade, com algumas obras-de-arte pelo caminho. O uso do preto e branco foi uma boa decisão pois permitiu o uso constante de sombras e penumbras, garantindo beleza e dramaticidade. Também chamou atenção a ótima integração dos balões nas páginas, fato que demonstra o exemplar trabalho de equipe. Dessa forma, é impossível conhecer e não recomendar Os Mortos-Vivos. Até para aqueles que estão precisando quebrar um pouco a rotina.

Abaixo as capas das edições originais que compõe esse volume:

The Walking Dead #25 The Walking Dead #26 The Walking Dead #27
The Walking Dead #28 The Walking Dead #29 The Walking Dead #30

Ficha técnica:
Título/ano: Os Mortos-Vivos (Vol. 5) - A Melhor Defesa (julho-2011)
Título original/ano: The Walking Dead Vol. 5: The Best Defense (setembro-2006)
Editora: HQ Maniacs Editora
Roteiro: Robert Kirkman
Arte: Charlie Adlard
Tons de Cinza: Cliff Rathburn
Páginas: 148
Outras resenhas sobre o assunto:

Superman #73 - Estrelando a Liga da Justiça Bizarra!: as imagens valem mais do que as histórias (27/12/08)
Batman #73 - A Origem do Demônio: morte e tragédia antes da ressurreição do lendário Ra's Al Ghul (29/12/08)
Batman Extra #13 - De Volta à Vida: um cadenciado conto egípcio pintado nas paredes de Gotham (03/11/08)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...