Joseph Palmer (Robert Duvall) mostra que há saída. No filme O Juiz ele é o magistrado que dá nome ao título. Seu filho é Hank Palmer (Robert Downey Jr.), um advogado de muito sucesso. Eles não se falam há anos. Mas quando a matriarca morre, o filho pródigo é obrigado a voltar à pequena cidade em que cresceu para participar do velório. O clima é de hostilidade mútua. Mas pouco antes de ir embora, ocorre um fato que muda o destino de todos.
O Juiz é um filme extremamente complexo pela natureza do debate. De um lado um filho que questiona a rigidez da educação recebida. Do outro um pai, que desaprova a conduta rebelde e insensível do filho. Não é fácil. O caminho da educação muitas vezes é longo e doloroso. O filme mostra muito bem isso. Somente um pai com tanto amor, é capaz de sacrificar esse sentimento pelo futuro do filho.
É uma história tão comum e ao mesmo tempo tão incrível. Com certeza um dos melhores filmes do ano. Além de uma grande carga emocional, há intervalos bem programados de alívio cômico. De maneira geral, O Juiz é um filme sensível, forte e inspirador. Uma lição de vida para todos nós. Qual o limite do amor de um pai? Não encontrar uma resposta é o que nos dá esperança na sociedade.
Ficha técnica:
Título no Brasil: O JuizConfira o trailer legendado:
Título Original: The Judge
Ano de Lançamento: 2014
País origem: Estados Unidos
Direção: David Dobkin
Roteiro: Nick Schenk e Bill Dubuque
Elenco: Robert Downey Jr., Robert Duvall, Billy Bob Thornton, Vincent D'Onofrio, Vera Farmiga