Uma coincidência entre as três trilhas citadas é o seu criador: John Williams. Não bem por acaso. O compositor estadunidense além de amigo de Steven Spielberg, diretor dos filmes, é considerado um dos maiores compositores da atualidade. Ele já compôs músicas para mais de cem filmes e com isso conquistou inúmeros prêmios (20 Grammys, 7 prêmios BAFTA, 5 Oscars, 4 Globos de Ouro, 4 Emmys) e discos de ouro e platina. Uma de suas trilhas recorde de vendas foi o álbum de "Star Wars", que teve mais de quatro milhões de cópias.
Mas não só ele conseguiu prender o espectador com suas notas musicais. Bernard Herrmando no filme "Psicose" imortalizou em duas notas a apreensão na cena de um assassinato em um banho de chuveiro. E ainda James Horner e Celine Dion com o tema de "Titanic" (My Heart Will Go On), número 1° na Billboard em mais de 30 países, a música mais executada de toda história da música mundial, entrando para o Guinnes Book. Entre tantos outros memoráveis.
Esse sucesso das produções musicais no cinema se justifica pelas sensações que elas são capazes de causar ao envolver o espectador na narrativa. Além de destacar o conteúdo emocional da história, a trilha tem o poder de descrever a história de uma forma que atinge diretamente o cérebro humano, mesmo que imperceptivelmente. Música é a arte mais eficiente e rápida para provocar os sentimentos de uma pessoa, além de ser uma linguagem universal.
Greatest Hits 1969 - 1999 é o conjunto de suas melhores trilhas. Muito além de um mero fundo musical a boa música de cinema é aquela que amplifica e aprofunda a narrativa, fundindo-se com os outros elementos cinematográficos para gerar uma experiência sensitiva única. Então aproveite para limpar os ouvidos e curtir muito mais a sétima arte. Deixe sua trilha favorita nos comentários! Até!
Tema de Indiana Jones: