domingo, 3 de agosto de 2008 às 11:01

John Williams - Greatest Hits 1969 - 1999: as trilhas sonoras inesquecíveis do cinema

John Williams - Greatest Hits 1969 - 1999Qual a primeira coisa que você lembra ao pensar em filmes como "Tubarão", "Indiana Jones" e "Jurassic Park"? É bem provável que tenha pensado na trilha sonora. Sua resposta prova a importância da música para tornar as películas inesquecíveis, uma receita comercial que já vem sendo usada (e com sucesso) há tempos. Desde as primeiras exibições públicas no século XIX, os filmes eram acompanhados por orquestras ou pianistas, isto é, já usavam imagem e som para contar uma história.

Uma coincidência entre as três trilhas citadas é o seu criador: John Williams. Não bem por acaso. O compositor estadunidense além de amigo de Steven Spielberg, diretor dos filmes, é considerado um dos maiores compositores da atualidade. Ele já compôs músicas para mais de cem filmes e com isso conquistou inúmeros prêmios (20 Grammys, 7 prêmios BAFTA, 5 Oscars, 4 Globos de Ouro, 4 Emmys) e discos de ouro e platina. Uma de suas trilhas recorde de vendas foi o álbum de "Star Wars", que teve mais de quatro milhões de cópias.

Mas não só ele conseguiu prender o espectador com suas notas musicais. Bernard Herrmando no filme "Psicose" imortalizou em duas notas a apreensão na cena de um assassinato em um banho de chuveiro. E ainda James Horner e Celine Dion com o tema de "Titanic" (My Heart Will Go On), número 1° na Billboard em mais de 30 países, a música mais executada de toda história da música mundial, entrando para o Guinnes Book. Entre tantos outros memoráveis.

Esse sucesso das produções musicais no cinema se justifica pelas sensações que elas são capazes de causar ao envolver o espectador na narrativa. Além de destacar o conteúdo emocional da história, a trilha tem o poder de descrever a história de uma forma que atinge diretamente o cérebro humano, mesmo que imperceptivelmente. Música é a arte mais eficiente e rápida para provocar os sentimentos de uma pessoa, além de ser uma linguagem universal.

Greatest Hits 1969 - 1999 é o conjunto de suas melhores trilhas. Muito além de um mero fundo musical a boa música de cinema é aquela que amplifica e aprofunda a narrativa, fundindo-se com os outros elementos cinematográficos para gerar uma experiência sensitiva única. Então aproveite para limpar os ouvidos e curtir muito mais a sétima arte. Deixe sua trilha favorita nos comentários! Até! Nota 5/5

Tema de Indiana Jones: boomp3.com

Tema de Jurassic Park: boomp3.com

Tema de Tubarão: boomp3.com
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Gosto muito de trilhas musicais. Fiz minha lista usando o método top-of-mind.

1) Star Wars Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)
2) Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
3) Rocky, Um Lutador (1976)
4) O Poderoso Chefão (1972)
5) Superman (1978)

Além deles, eu poderia citar: O Senhor dos Anéis, Missão Impossível, 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Batman, Apocalypse Now, Forest Gump, Kill Bill, Laranja Mecânica e uma infinidade de outros filmes bacanas.

Opa, lembrei de uma trilha sonora que marcou minha infância: Conta Comigo (1986). O filme tinha a música tema "Stand by Me" na voz de Ben E. King. Um clássico!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...