quinta-feira, 9 de outubro de 2008 às 23:10

Ensaio Sobre a Cegueira: José Saramago disseminando o vírus da verdade humana

Ensaio Sobre a CegueiraEstou com Hepatite A. Peguei quando viajava pelo sul do Piauí. Para quem não sabe, Hepatite é uma inflamação do fígado causada por um vírus, sendo altamente contagiosa. A transmissão ocorre através de contaminação direta (pessoa para pessoa) ou através do contato com alimentos e água contaminados. Fui logo jogado em quarentena. Senti na pele o que é ter um vírus "contagioso". Ninguém me queria por perto.

No livro Ensaio Sobre a Cegueira (Ed. Companhia das Letras, 1995) ocorre mais ou menos a mesma coisa. A obra do escritor português José Saramago, laureado em 1998 com o Prêmio Nobel de Literatura, conta a história de uma terrível epidemia de cegueira, isso mesmo, uma cegueira branca que se espalha incontrolavelmente. Jogados em quarentena pelo governo, os primeiros cegos contaminados irão encarar uma indescritível viagem ao mundo das trevas.

Segundo palavras do próprio José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira "é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Ensaio Sobre a Cegueira é exatamente isso, um livro que explora o lado mais nojento, degradante, mesquinho, egoísta e selvagem do ser humano. E isso é tremendamente legal. Um exemplo da forma como o autor trata a natureza humana pode ser vista logo no começo da história. Um sujeito fica cego quando estava parado num semáforo. Não uma cegueira qualquer, essa é diferente, luminosa, como se ele tivesse mergulhado de olhos abertos num "mar de leite". Um camarada se oferece para ajudar, acompanhando o pobre motorista cego até seu apartamento. Depois o que faz? Rouba o carro do cego.

Esse pequeno trecho da história mostra que o roubo do carro é algo absolutamente normal, como se fosse uma oportunidade que ninguém perderia. A ocasião faz o ladrão. É bem difícil aceitar esse argumento logo no começo, mas o livro inteiro trabalha com esse tipo de raciocínio. Ao fim é impossível não reconhecer esse lado sombrio da psique humana. Todo ser humano deseja – instintivamente – tirar vantagem de tudo. Muitos só não o fazem pela simples falta de oportunidade. Por que você acha que há tanta briga para ganhar uma eleição?

Numa tentativa de frear a epidemia de cegueira, o governo manda isolar os primeiros cegos num manicômio abandonado. Sem nenhum tipo de assistência, os cegos são jogados às dezenas nesse lugar e obrigados a seguir uma série de regras, sendo a principal: "não tentem fugir ou mataremos vocês". No lado de fora o exército faz a guarda, indiferentes mesmo quando o circo pega fogo. Olhe ao redor de sua cidade e veja se não é exatamente isso que os governantes fazem nas favelas, vilas e assentamentos.

Dezenas de cegos num manicômio, esse é um símbolo sensacional. O confinamento aflora todas as mazelas humanas. A maior parte das brigas e conflitos é por água (sempre suja) e comida (sempre rara). Mas chama atenção o pânico das pessoas ao irem ao banheiro. Imagine-se cego, num banheiro sem papel, sem água e sem o mínimo de higiene. Ao reles leitor já é uma experiência sensorial terrível, imagine ao personagem.

Com o passar do tempo, o manicômio ganha novos cegos, gerando uma divisão em dois grupos. A partir daí Ensaio Sobre a Cegueira nos presenteia com uma bela distopia, uma crítica aos governos totalitários e opressores. É nessa hora que a história ganha sua passagem mais polêmica: o estupro coletivo. Os cegos mais fortes exigem as mulheres do grupo mais fraco. O fato, que poderia desencadear uma guerra entre os grupos, é incrivelmente bem aceito pelos homens mais fracos, sepultando qualquer sentimento de honradez e moralidade que um dia possam ter tido.

Quando as portas desse inferno são abertas, os cegos descobrem um admirável mundo novo. Fezes espalhadas pela rua, cachorros comendo restos humanos, pessoas matando e morrendo por comida, correria, pânico, caos. Cada ser humano é posto em seu limite extremo. A cidade torna-se um grande cemitério, pessoas viram almas. Não há mais supermercados, bancos, igrejas, trânsito, água, esgoto, comida, nada. O ser humano regride à estaca zero.

O livro, claro, é uma grande fantasia, um baú de parábolas. E a maior delas assume a forma de mulher, a única entre os cegos que consegue enxergar. A doença, por um motivo qualquer, não a atingiu. Ela carrega a responsabilidade de guiar o grupo, de interpretar aquilo que seus olhos veem. É através de suas mentiras e suas verdades que identificamos o lado da história que queremos recontar.

O texto de Ensaio Sobre a Cegueira é de uma qualidade absurda. É incrível quando encontramos pela frente alguém que tão bem domina a língua portuguesa e todas as suas possibilidades narrativas. Confesso, porém, não ter gostado da imposição do autor para que todo o livro fosse escrito em português de Portugal. Além de tornar a leitura por vezes chata, muitas palavras e expressões são incompreensíveis, dificultando o entendimento da história.

Mesmo assim é impossível não se deixar seduzir pela forma como a narrativa se desenrola, passando de mão em mão, primeiro com o cego do trânsito, depois com o médico e por fim com sua esposa. Também chama atenção a forma como o autor não dá nome aos personagens, chama-os apenas pelas características como a rapariga de óculos escuros, o menino estrábico, a mulher do médico, o homem de venda preta.

José Saramago vetou inúmeras tentativas de adaptação de sua obra, alegando que "o cinema destrói a imaginação". Felizmente o cineasta brasileiro Fernando Meirelles conseguiu convencê-lo do contrário e está popularizando essa bela história. O filme de Ensaio Sobre a Cegueira abriu o Festival de Cannes 2008, tendo causado muita polêmica e críticas controversas. Quero vê com meus próprios olhos, pois como diria o velho português, "se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." Nota 5/5

Outros posts sobre o assunto:
Qual nota você dá para o livro?
Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Luis Almeida disse...

esse livro não tenho vontade de ler, por ter sido escrito em português de Portugal, acho que vou ver apenas o filme e reparar se as críticas procedem

Daniel Castelo-Branco disse...

Para nosso azar o filme não tem previsão de estréia em Teresina.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...