É o que acontece com Sukiyaki Western Django (Sukiyaki Western Django, 2007), um filme que conta a disputa das gangues vermelha e branca por um tesouro escondido. Nesse início acontece cenas fantásticas quando um estranho surge na cidade e é forçado pelas gangues a escolher um lado. Numa parte o estrangeiro e uma avó, que cuida do neto que teve o pai assassinado pelos vermelhos, na outra a mãe que se alia aos brancos, tornando-se uma espécie de cortesã do líder.
O longa faz referências ao clássico italiano "Por um Punhado de Dólares" (1966), filme esse que eu não assisti. A trama se desenvolve explicando o surgimento de Django, um herói que vaga pelas cidades arrastando um caixão e dentro dele reside uma potente metralhadora. Seu espírito justiceiro é explicado pela morte de seus pais quando era uma criança.
Sukiyaki Western Django é de certa maneira uma releitura do gênero, pois o herói que vinga e mata todos, peculiar dos filmes de western, não existe e estão todos os personagens em pé de igualdade lutando para sobreviver ou para dominar a região e no meio da guerra os outros personagens tem que escolher que lado lutar.
Sukiyaki Western Django tem uma boa fotografia, cenas eletrizantes e pitadas de comédia. Escrito por Takashi Miike e Masa Nakamura, dirigido por Takashi Miike, o filme é um western que trás toda a cultura japonesa embutida e um modo de história com várias vertentes.
Atualização em 15/08/09: O nome desse filme no Brasil é "Sukiyaki Western Django".
Clique em play para ver o trailer:
Daniel: Sukiyaki Western Django deve ser bem legal mesmo. Fiquei até surpreso quando os caras do Massaroca (quadro do programa Metrópolis da TV Cultura) recomendaram o filme. Veja o vídeo: