Infelizmente não conheço as quatro versões do jogo "Tenchu", por isso analisarei apenas a última versão lançada esse mês: Tenchu - Shadow Assassins (Ubisoft, 2009). Usei o console Nintendo Wii, mas logo o game sairá também para o PSP. Em se tratando de Wii não gosto de analisar gráficos, pois o videogame não é HD. Mas isso também não quer dizer que qualquer cena em 3D o jogador tem que perdoar, pois o programador tem que, ao produzir um game, tentar ao menos tirar tudo (ou quase tudo) que o hardware pode oferecer. O problema é que não é isso que esse Tenchu - Shadow Assassins mostra.
Iniciarei explicando o jogo. Você começa controlando um ninja chamado Rikimaru e a primeira missão é apenas para conhecimento dos controles e aprendizado de como agir furtivamente para matar seus inimigos e chegar a um objetivo. Nessa etapa inicial é necessário matar um mercador. Aqui fica visível o quão patético é a programação dos controles e como foi pessimamente posicionada a câmera. Ela não fica nos olhos do personagens como um FPS (first person shooter) e nem fica atrás dele como seria num TPS (third person shooter). Dica meio em diagonal para cima, a câmera mais bizarra que vi num game.
Durante o jogo você tem poucas coisas a se preocupar. Basta se esconder, pegar objetos, matar os guardas que estão no caminho e ir para próxima etapa do estágio. Na parte de matar os vilões - que seria a parte sensacional do jogo - a adrenalina não corre. A nossa amiga câmera continua mal posicionada, mostrando os defeitos da sequências em que Rikimaru mata um guarda. O golpe o leva ao chão e a espada acerta o solo a um metro de distância. Talvez por ser um ninja a velocidade do golpe criou uma onda de choque que mata o inimigo, vai saber... Em outros momentos a câmera focaliza o cabelo de Rikimaru enquanto ele mata um inimigo, patético.
O jogo foi lançado no Japão e houve uma procura muito grande. Várias publicações elogiaram o jogo, criando uma expectativa enorme no ocidente. Ao ser lançado as publicações desse lado de Greenwitch fizeram o mesmo, dando boas notas ao game. A meu vê não merece tudo isso, pois nem mesmo a história consegue prender o jogador até o fim da missão. E assim o Wii ganha mais uma decepção. O lado positivo é que o console está começando a ganhar jogos adultos.
Veja o trailer apertando play:
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 às 06:00
Tenchu - Shadow Assassins: elogiado pela crítica, o game decepciona quem busca adrenalina
Tenchu - Shadow Assassins: elogiado pela crítica, o game decepciona quem busca adrenalina
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Comentários
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- Luis Almeida disse...
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vou deixar um link de uma resenha de uma pessoa que gostou do jogo.
http://www.wii-brasil.com/?sec=leranalise&id=138 - quinta-feira, março 19, 2009