terça-feira, 21 de abril de 2009 às 10:52

God of War II: descobrindo segredos mitológicos numa sangrenta aventura de glória e vingança

God of War IIZerei God of War II (SCE Studios Santa Monica, 2007)! A meninada pode achar besteira, mas esse foi o primeiro game que conseguiu completar no meu recém comprado PlayStation2. Desde "Donkey Kong Country 3" (hehe) não me divertia tanto jogando. Hoje em dia é preciso muita paciência e boa vontade para manter o ritmo e chegar ao fim. Paciência porque a maioria dos jogos vai ficando enfadonha com o passar das fases. Boa vontade para deixar de lado as centenas de opções disponíveis no mercado, priorizando apenas uma. Pra minha sorte, God of War II é um dos melhores jogos já criados. O título é uma continuação melhorada de "God of War", vencedor de diversos prêmios na categoria ação-aventura.

Separo minha experiência em God of War II em dois momentos. Joguei a primeira metade do game no escuro. Apanhei para encontrar respostas aos quebra-cabeças, descobrir os caminhos e entender os objetivos. Chega um momento que cansa, principalmente quando você fica remoendo uma fase sem conseguir sair do lugar. Uma boa fonte de informação nesses momentos de desespero é o YouTube. O site de vídeos foi fundamental para que eu pudesse passar de fases como "Typhon's Cavern". A galera captura o vídeo, faz uma narração ao fundo e publica. Novos tempos... Antigamente eu garimpava minhas dicas no chão das locadoras.

God of War II

Outra boa fonte de dicas é o site GameVicio Brasil. Apesar de incompreensível por quem não vive o jogo, as dicas ajudam a caminhar com mais velocidade. Muitas vezes basta uma palavrinha solta para encontrar a chave de tudo que você precisa. O problema é que o excesso de dicas tira o charme do game. É como responder uma equação logarítmica com o professor soprando no ouvido. Fiquei tão viciado que acabei comprando o livro "Os Melhores Games Detonados - Edição 2008". Facilitou muito minha vida. O chato é que o livro mistura consoles e lista 15 games diferentes, dos quais apenas um ou dois interessavam.

Com ou sem dor de cabeça, God of War II é um espetáculo aos olhos. Baseado na mitologia grega, o jogador controla Kratos, um porra-louca espartano com ódio até o último fio de cabelo. A história começa exatamente onde a primeira parou: o Olimpo. Após destronar Ares, nosso herói causa a ira dos outros deuses pelo apoio deliberado à Esparta. Ele então inicia uma fantástica jornada de destruição contra ninguém menos que Zeus, deus dos deuses. O caminho é longo e recheado de personagens surreais como Prometeu, Teseu, Perseu, Pegasus, Íkaros, Euryale. Ao fim, Kratos acerta acidentalmente Atena, levando-a a morte. Fato que nos transporta para a última fase do jogo: destruir Zeus! É como brincar de bang-bang contra o Neo em Matrix. Arrisca?

God of War II

God of War II é genial. A jogabilidade é uma coisa absurda! Simples toques respondem de maneira rápida na tela. Quem apenas assiste costuma imaginar que é difícil fazer tantos golpes legais. Mas não é. Qualquer novato é capaz de ganhar desenvoltura com poucos segundos. Basta um feijãozinho com arroz para caminhar pelas fases sem problema. Evidente que depois de um tempo o jogador começa a sofisticar os golpes, combinando botões e variando nos "brutalitis". O mais difícil talvez seja finalizar as fases. Quase sempre há um chefão "invencível" a ser batido. Nesses momentos é necessário repetir a sequencia de botões que aparece na tela. Outro ponto forte é que seus erros sempre são perdoados. Morreu? Pois recomece quase do ponto exato que estava. Isso sim é estimulante.

Outro fator que conquista o jogador é o carisma de Kratos. Divertido demais a forma como ele trata os inimigos. Talvez o melhor desses momentos seja visto na fase "The West Auditorium", em que Kratos usa todo ser charme para obrigar o tradutor a ler o livro mágico da Warrior's Skull. Para melhor entender, Kratos seria Jack Bauer no corpo de Conan, o bárbaro. O pior é que depois de algumas horas comandando esse louco, você se sente o próprio. Destaco também o envolvimento tridimensional gerado pelas ótimas câmeras. As imagens exploram com perfeição cada detalhe dos incontáveis cenários e ambientes. Sua única preocupação é golpear os inimigos e se divertir. O clima fica ainda mais real com a apavorante trilha sonora. God of War II: uma sangrenta aventura de glória e vingança. Nota 5/5
Comentários
3 Comentários

3 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Agora é rezar para GoW3 sair em PS2.

Luis Almeida disse...

O estúdio disse que será apenas para o PS3

Daniel Castelo-Branco disse...

Vamos aumentar a reza então. :-)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...