quinta-feira, 9 de abril de 2009 às 12:00

Taikodom: vivendo em bases estelares

TaikodomAcabou de ser lançado o jogo brasileiro Taikodom (Hoplon Infotainment, 2008), mas ainda no ano passado escrevi explicando um pouco da mecânica interna desse game (leia a resenha). Porém, agora irei descrever minha experiência jogando esse MMORPG (jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores).

Primeiro sou um jogador que me considero da "velha escola" e ainda não consigo me empolgar com todos os tipos de jogos on-line e MMO é um deles. Isso porque a mecânica do jogo é quase similar à vida real. Para evoluir nesse tipo de jogo é preciso desempenhar uma tarefa específica e levá-la quase como um trabalho.

É justamente o que acontece logo que a pessoa entra em Taikodom pela primeira vez. Aparece uma historinha sobre a Terra no futuro e como o homem foi levado a ter que abandoná-la. Diz ainda que toda a população foi transferida num estado de congelamento criogênico, para ser revivido no espaço. Quando finalmente a pessoa acorda, tem que escolher uma das três ocupações: explorador, minerador e ás;

Presos no Gelo

Na minha primeira experiência escolhi ser minerador. A pessoa entra num pequeno tutorial que explicará as funcionalidades básicas do jogo: como controlar a nave, pegar elementos e passar por portais. O problema é que o tutorial ainda deixa muita brecha e o novo piloto ainda tem que descobrir como usar as teclas certas do teclado para pilotar direito. A sorte que no chat do jogo tem sempre muitas pessoas dispostas a ajudar.

Assim que entrei como minerador, fui pegando missão atrás de missão. A atividade era basicamente minerar asteróides à procura de determinados elementos, tarefa muito chata por sinal. Sorte que dentro do jogo existe várias estações espaciais e nelas tem diferentes mercados. Cada um vendendo artigos diferenciados no jogo.

Presos no Gelo

As estações me atrairam muito. Isso porque depois de ficar muito chateado com o trabalho de minerador, resolvi apenas passear no espaço e cruzar os portais dimensionais contido no jogo. A primeira coisa que percebi foi a existência de portais e zonas apenas acessíveis a assinantes. Nada mais justo, pois a Hoplon é uma empresa que tem seus gastos e tem que tirar também um pouco de lucro dos usuários. Dentro do jogo ainda existem telas tipo outdoors espaciais, que poderão ser usadas para propagandas futuramente. Isso é algo que já existe em outros jogos, tendo inclusive sido utilizado pelo presidente Barack Obama durante sua campanha. Ele quando colocou uma propaganda num outdoor em "Burning Paradise", game de corrida do Xbox 360.

Ainda sobre as estações espaciais, cada um tem um belo desenho e recebem belos nomes em homenagem a grandes figuras da história como Julio Verne e Santos Dumont, ambas na constelação da Terra. Eu gostei muito da homenagem e penso que se um dia o Brasil tiver tecnologia espacial, seria uma boa homenagem ao nosso pioneiro da aviação.

Presos no Gelo

Mas nem tudo é perfeito em Taikodom. Um grande problema é quando se tenta equipar a nave para melhorá-la. Cada missão a pessoa recebe uma recompensa em Taiés, moeda local do jogo (existe também a moeda Hoplon que é comprada com dinheiro real e convertida em Taiés dentro do jogo). Minha primeira tentativa de aquisição foi armas melhores para minha nave, por achar as que o jogo me forneceu de curto alcance. Porém, mesmo achando que estava fazendo tudo correto, comprando uma arma para uma nave do tipo de exploração, a mesma não instalava. O jogo não informava o motivo da recusa.

Dentro também não existe nem um guia que explique o que podemos comprar para por em cada nave, algo que achei frustrante e me fez gastar vários Taiés à procura da arma certa. Essa procura toda me fez, de certa forma, ficar frustrado e desistir do jogo. Apesar disso, Taikodom é um jogo bonito, feito por mentes brasileiras. Só não podemos deixar de dizer que ainda carece de um bom manual de sobrevivência dentro do jogo, principalmente na compra de equipamentos. Nota 2/5
Comentários
4 Comentários

4 [+] :

Unknown disse...

Para utilizar a arma. Vc deve observar o numero de encaixes que ela necessita e se vc tem pontos de habilidade de carreira suficientes para utilizá-la. O número de encaixes disponíveis vc encontra clicando no ícone em cima da sua nave enquanto esta docado. A cada passagem de rank vc recebe pontos de habilidade que podem ser distribuidos conforme suas expectativas/carreira dentro do jogo. Concordo que isso deveria ser mas amigável para o iniciante. Recomendo que volte a jogar, muitas pessoas me ajudaram, creio que também lhe ajudariam. Temos que lembrar que também é um jogo social. Sozinho fica mais difícil.

Luis Almeida disse...

Rubem, bem que eu conversei muito dentro do jogo, cheguei até a ajudar iniciantes como eu,mas não custava uma programação auxiliar na hora das compras de materiais, para a pessoa não comprar algo que não irá utilizar.
Torço muito por esse jogo e por qualquer inclusão brasileira nessa indústria, se passei uma imagem negativa, por favor puxem o game e testem.

Renan disse...

Como o Rubens disse, você precisa de um certo número de encaixes, que pode ser visto ou docado OU APERTANDO CAPS LOCK ENQUANTO ESTA VOANDO.Uma outra maneira bem fácil de se saber se a arma/melhoria é equipável ou não... se você prestar bem atenção, tem umas que são vermelhas e outras que são coloridas. As vermelhas não podem ser equipadas, já as coloridas podem.Bem simples de prático, basta você observar os mínimos detalhes... se alguém aqui jogar, manda um PM para Renan Torres (acho que é esse o nome x.x)

Falou, fui!

Renan disse...

Sobre o meu comentário anterior... é Renan Cunha XD e não Renan Torres.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...