O mundo da ficção não é muito diferente. Em Piratas do Caribe 4 - Navegando em Águas Misteriosas o Rei da Grã-Bretanha contrata ninguém menos que Jack Sparrow (Johnny Depp) para liderar uma caçada à Fonte da Juventude. O enredo é baseado no aclamado livro de Tim Powers, chamado "On Stranger Tides" e publicado originalmente em 1987. A aventura conta com a participação do lendário Barba Negra (Ian McShane), a apaixonante Angelica Malon (Penélope Cruz) e o perna-de-pau Capitão Barbossa (Geoffrey Rush).
A história é fantástica. Acho que o pessoal mandou muito bem na concepção desse quarto capítulo da saga. Eu realmente não tinha mais expectativas com Piratas do Caribe por conta do decepcionante penúltimo filme: "No Fim do Mundo" (2007). Nesse novo trabalho Jack Sparrow está muito mais inspirado e divertido. A disputa entre Barba Negra e Barbossa também tem seus méritos. E finalmente Jack acha sua "paixão": Angelica. Isso sem contar o sensacional ataque das sereias, o duelo com os espanhóis e tantos outras subtramas.
Navegando em Águas Misteriosas é simples, dinâmico e bem produzido. Uma surpresa, pois o diretor Rob Marshall não tem um grande currículo no cinema. Seu último trabalho havia sido "Nine'' (2009 - leia a resenha). Mas ao que parece Jack Sparrow tem vida própria e suas histórias não têm fim. Com tantos atributos positivos, Piratas do Caribe 4 é sucesso de público. O filme passou da barreira do 1 bilhão de dólares mundialmente. Tudo graças a uma Fonte da Juventude que deu nova vida ao Capitão Jack Sparrow e recolocou a bandeira preta no mastro da Disney.
Ficha Técnica:
Título no Brasil: Piratas do Caribe - Navegando em Águas MisteriosasConfira o trailer legendado:
Título Original: Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
Ano de Lançamento: 2011
País de Origem: Estados Unidos
Direção: Rob Marshall
Roteiro: Ted Elliott e Terry Rossio
Elenco: Johnny Depp, Penélope Cruz, Geoffrey Rush, Ian McShane, Kevin McNally, Sam Claflin, Astrid Berges-Frisbey, Stephen Graham, Keith Richards, Richard Griffiths, Greg Ellis.
Outras resenhas sobre o assunto:
- Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte: a história é ruim, mas o filme é divertido (24/07/06)
- Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet: oferecendo a felicidade da morte rápida (09/07/08)
- Nine: um musical metalinguístico (28/02/10)