sábado, 3 de março de 2012 às 06:00

Cirque du Soleil - Varekai: a floresta mágica chegou ao Brasil

Cirque du Soleil - Varekai

Em turnê pelo Brasil o Cirque du Soleil trouxe o espetáculo Varekai, esse é o quarto show a ser apresentado no país, já passaram por aqui: Saltimbanco, Alegria e Quidam.

Nesse ano de 2012 tive a oportunidade de assistir pela primeira vez um show dessa companhia canadense, que revolucionou o circo. Antes só vira em DVDs, mas meu primeiro contato com as apresentações deve ter sido igual a qualquer brasileiro, pelo programa Fantástico, que por um tempo manteve cenas do circo como parte do programa, provavelmente uma campanha de publicidade para divulgação da marca, mas numa época sem internet essa era a única forma de sabermos o que acontecia no mundo.

O nome do show vem do romeno e significa qualquer lugar, por isso tentei ler na internet sobre a cultura da Romenia e cultura cigana para encontrar um paralelo, porém não pesquisei muito e não encontrei algo substancial, então irei me ater ao show em si, se alguém que viu o show e conhece a cultura e encontrar algum paralelo, escreva nos comentários, ficarei muito grato.

A peça se passa numa floresta mágica e a história começa com a queda de um anjo e toda a trama se passará em volta dele. Já assisti a muitos DVDs do Cirque Du Solei e a estória do Varekai foi a que ficou mais nebulosa para mim, depois vi o show no DVD e a trama pretendida pelo show ficou um pouco solta, perdendo o sentido, antes pensei que estaria faltando uma parte.

Esse show mantém a fórmula dos três pilares: teatro, circo e música. O bom de ver um espetáculo desses ao vivo é que pelo DVD não se tem a profundidade real, o show se desenvolve em todos os lados, a plateia realmente vive o show, realmente é um espetáculo para os sentidos e nisso eles são experts.

Outra conclusão que tive, foi que as atrações cômicas são melhores dentro da atmosfera da apresentação, sempre achei os palhaços do Cirque du Soleil fracos, tendo essa ideia apenas das apresentações vista em DVD, porém tive uma boa surpresa em ver que ao vivo os palhaços fazem realmente parte do show, não servido apenas como tempo entre apresentações mais elaboradas.

O grande problema do Varekai recai sobre as atrações circenses, não deixam de ser boas atrações, mas muita das mostradas não tem novidade: malabares, contorcionismo e show aéreos que podem ser visto sem muita pompa em circos bem menores, o que faz a peça, as músicas e a produção serem o diferencial.

Para o futuro ainda pretendo ver uma outras apresentações deles, porém antes procurarei um show que tenha como foco as atrações aéreas, pois descobri que algo focado em dança não me agrada.

Nota 3/5

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...