sábado, 13 de setembro de 2008 às 14:20

Homem de Ferro: a aventura tecnológica que dá início a uma nova geração de super-heróis no cinema

Homem de FerroHomem de Ferro (Iron Man, 2008) juntou-se a Homem-Aranha, Batman e Hulk, no seleto grupo das HQs que realmente deram certo no cinema. O super-herói da Marvel Comics, criado por Stan Lee em 1963, é o alter ego do gênio da engenharia de automação, Anthony Edward "Tony" Stark (Robert Downey Jr.). Herdeiro de uma grande fortuna, usou seu talento e senso de oportunidade para criar uma das maiores companhias armamentistas dos EUA, fornecendo equipamento bélico para o exército americano (e inimigos).

Mas como tudo na história do Homem de Ferro, esse mote também sofreu uma atualização. Nos quadrinhos o personagem Tony Stark torna-se o Homem de Ferro durante a Guerra do Vietnã. No filme esta situação foi atualizada para a Guerra do Afeganistão. O filme começa justamente com o personagem sendo seqüestrado por guerrilheiros. Sensacional a imagem do playboy cercado, bem no estilo dos vídeos macabros de decapitação da Al-Qaeda. Corajoso para um blockbuster.

Homem de Ferro      Homem de Ferro

A história então dá um mega flashback, apresentando o universo do personagem. Festas, prêmios, fama, mulheres, carros, dinheiro e nenhum senso altruísta, o espectador logo cria uma antipatia ao sujeito. Interessante a forma que Tony Stark lida com sua genialidade: isolamento e insanidade. A diferença em relação aos outros gênios da humanidade é que o Homem de Ferro não perde o prazer pelas boas coisas da vida, adora ser uma celebridade e não faz a menor questão de esconder seu alter ego.

Homem de Ferro sempre foi um projeto interessante. Num mundo cada vez mais dominado por máquinas, esse é o momento certo para entregar a segurança global nas mãos de um héroi tecnológico. E graças ao poder da computação gráfica, visualmente o filme não decepciona. A armadura é perfeita! Homem de Ferro em ação é espantoso. Pena que foram poucas cenas dele voando. A seqüência em que nosso herói é perseguido por dois caças americanos deve ficar na história.

Homem de Ferro      Homem de Ferro

Junto com o poder da tecnologia, Homem de Ferro também tem um elenco bem afinado. Além do bad-boy Robert Downey Jr., alguns personagens chamam atenção. Destaque para a linda Gwyneth Paltrow, interpretando a secretária multifuncional Virgina "Pepper" Potts; o talentoso Terrence Howard como o tenente-coronel James "Jim" Rhodes; e o veterano Jeff Bridges, no papel do vilão Obadiah Stane, o Monge de Ferro. Curiosidade: assista ao filme até os últimos segundos, lá no finalzinho, depois dos créditos, aparece o personagem Nick Fury (Samuel L. Jackson), superespião e agente de elite da S.H.I.E.L.D., considerado um dos personagens mais influentes do Universo Marvel.

De AC/DC a Black Sabbath, Homem de Ferro vem banhado numa trilha sonora com o melhor do metal moderno, inaugurando uma nova geração de super-heróis no cinema. Tony Stark cumpre a profecia e assume o papel de líder dos super-heróis, trabalhando para organizar Os Poderosos Vingadores, que na formação original dos quadrinhos tinha: Hulk, Thor, o Homem-Formiga, a Vespa, além de seu grande amigo, o Capitão América. Já dá para perceber que não faltarão malucos fantasiados nessas próximas décadas. Nota 4/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...